Notícias Regionais

Programa Nascer Itajaiense

Itajaí – Com a presença de autoridades municipais e comunidade, foi lançado na manhã desta quinta-feira (12) no Salão Paroquial da Igreja de Santo Antônio, bairro Espinheiros, o Programa Nascer Itajaiense. Na oportunidade, também foi apresentada a cartilha da mamãe e do bebê, integrando o kit a ser entregue durante a internação para o nascimento da criança. A Secretaria Municipal de Saúde iniciará o programa a partir desta sexta-feira (13), às 10h no Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen.

“O grande diferencial do Programa Nascer Itajaiense é o agendamento prévio da primeira consulta do bebê e do puerpério da mãe”, explica a Secretária Municipal de Saúde. Este agendamento será feito diariamente por uma profissional da Secretaria Municipal de Saúde, focando a prevenção à saúde da mamãe e do bebê. A expectativa é que sejam entregues 160 kit por mês, número equivalente a média de nascimentos no Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen.

O Programa Nascer Itajaiense foi implantado no ano 2001 e tem por finalidade implementar o programa Sisprenatal, que objetiva a humanização da assistência ao pré-natal, com a captação precoce da gestante, garantia de consultas, exames, educação em saúde e o estímulo ao aleitamento materno, visando o acompanhamento no pré-natal e parto humanizado.

O kit bebê é composto por uma bolsa, um sabonete de glicerina, um pacote de fralda P, um termômetro, uma pomada contra assaduras, um frasco de álcool a 70%, três pacotes de gaze esterelizadas, uma cartilha informativo da mamãe e do bebê e um vale planta (frutífera ou não) que será disponibilizado ao pai ou mãe da criança na unidade de saúde mais próxima da residência, conforme lei municipal.

Fonte : Sandra Eliane Rosa, Enfermeira responsável pelo Programa de Saúde da Mulher

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo