Notícias Regionais

Programa de Iniciação Esportiva em Blumenau

Blumenau – As atividades nos polos do Programa de Iniciação Esportiva reiniciam no próximo dia 15. Em seu sexto ano de realização, o projeto que promove a inclusão social e revela novos talentos esportivos se consolida e vem reforçado com parcerias com a iniciativa privada e com a Universidade da Bola, do Clube Atlético Metropolitano. A meta é beneficiar 3.000 crianças e adolescentes, com idades de 07 a 17 anos, em 2010, oferecendo 17 modalidades esportivas. O programa é uma iniciativa da Prefeitura de Blumenau, por intermédio da Fundação Municipal de Desportos. 

Em sua sexta temporada, o programa de Iniciação Esportiva vai oferecer aulas em 17 modalidades: atletismo, basquete, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, punhobol, remo, tênis de mesa, tênis de campo, voleibol, vôlei de areia e xadrez.

Os polos estão distribuídos em 66 locais de 28 bairros de Blumenau, entre associações esportivas, centros comunitários, escolas, associações de moradores e clubes. São 182 horários disponíveis. Todo o trabalho é coordenado pela Fundação de Desportos, com suporte técnico de 54 monitores com formação específica em educação física. A grande maioria são atletas das equipes gerenciadas pela FMD.

Parcerias privadas: O Programa de Iniciação Esportiva se consolida na cidade como o maior projeto de inclusão social e de revelação de novos talentos para o esporte. Sua metodologia não é excludente, pois não existe pré-seleção ou peneira e não é cobrado nenhum valor para treinar uma das modalidades, em duas ou três aulas semanais que podem durar de 60 a 90 minutos por dia.

A iniciativa privada vem ampliando sua presença no programa. No final do ano passado, a Fundação de Desportos firmou parceria com a cooperativa de crédito Blucredi. Na primeira etapa, uniformizou todos os monitores. Neste ano, na segunda fase do projeto, a intenção é uniformizar as crianças e adolescentes e também adquirir materiais esportivos.

A parceria mais recente foi fechada com a empresa Microbyte, também com uniformes de materiais esportivos para os treinos em cada modalidade.

Capacitação dos monitores: Os 54 monitores participaram de um seminário de capacitação, o qual o professor Paulo Funke falou sobre a iniciação esportiva no atletismo. O técnico Sérgio Graciano falou sobre handebol e a mestra internacional Regina Ribeiro abordou o trabalho de base no xadez.  Marcel Siebert, da Blucredi, falou sobre cooperativismo. E, por fim, Edésio Reis Cardoso, coordenador do Programa de Iniciação Esportiva, apresentou o projeto e as metas a serem alcançadas no ano.
 
Como participar: A divulgação do programa está sendo feita nas escolas desde o início da semana, onde estão sendo distribuídos folders com os locais, dias e horários dos pólos. Ele também disponibilizado no site: www.blumenau.sc.gov.br/fmd.

Para participar, a criança ou adolescente interessado deverá estar matriculada e frequentando regularmente as aulas. Basta procurar a modalidade de interesse em um dos polos mais próximos de sua residência.

Fonte: Assessoria de imprensa

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo