Notícias Regionais

Programa de Combate à Dengue realiza ações para o Dia de Finados

Balneário Camboriú – A Secretaria da Saúde e Saneamento de Balneário Camboriú, através do Programa Municipal de Combate à Dengue, de 26 a 30 de outubro, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h30, promove ações de prevenção à Dengue aos familiares que visitarem o cemitério da Barra.

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Controle à Dengue Sonia Baião,  a movimentação das pessoas nos cemitérios, aumenta a preocupação com a proliferação do Aedes aegypti, transmissor da doença, já que os recipientes de flores e velas usados servem de depósito para as larvas do mosquito. “Pedimos para que todos coloquem areia nesses recipientes para evitar acúmulo de água”, alerta.

Durante toda a semana, agentes do Programa da Dengue estarão no cemitério para entregar materiais educativos e orientar à comunidade com dicas de como prestar uma homenagem sem trazer riscos  ao  ambiente  e à  saúde. “A prevenção deve ser continua para que o município continue livre da Dengue”, aponta.

De janeiro de 2009 até o momento, foram registrados 19 focos positivos do mosquito da dengue, isso significa uma redução 52,7% nos focos em relação ao mesmo período do ano de 2008. 


Santa Catarina é o único estado brasileiro ainda não infestado pelo Aedes aegypti e os esforços concentram-se em evitar que ele se instale. Frequentemente é detectado sua chegada (foco positivo), porém através dos trabalhos desenvolvidos pela equipe municipal e com a colaboração da comunidade a Secretaria da Saúde consegue atingir objetivo de erradicação dos focos primários.

Dicas para eliminação de depósitos de água e livres de vetores :

 –  Ao lavar os túmulos, troque a água dos vasos por terra ou areia;

 –  Observe se há locais com acumulo de água e elimine-os;


 – Prefira flores artificiais ou plantadas em vasos com terra (sem prato para aparar água);

–  Coloque no lixo os recipientes usados na limpeza dos túmulos;

–  Coloque areia ou terra em locais do túmulo que possam acumular água;

– Floreiras de concreto devem estar furadas, para permitir escoamento da água.


Fonte: Assessoría de Imprensa

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios