Notícias Regionais

Programa Aqui Eu Moro, Aqui Eu Cuido

Jaraguá do Sul – Quatro ações deflagradas a partir do início desta semana marcam o início do programa Aqui Eu Moro, Aqui Eu Cuido, que envolve os moradores dos bairros Baependi, Vila Lalau e Centenário em atividades desenvolvidas até 7 de julho, tendo 20 de junho como o dia D da primeira edição desta iniciativa.

Promoção da Prefeitura de Jaraguá do Sul e da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente, a idéia foi inspirada no antigo Nosso Bairro Bota Fora realizado de 1998 a 2001, durante a gestão de Irineu Pasold (atual vice-prefeito), mas apresenta uma proposta mais ampla, conforme explicou a prefeita Cecília Konell durante lançamento do programa em coletiva de imprensa realizada na manhã desta segunda-feira (8): Além de proporcionar a limpeza dos bairros e das residências, a intenção também é sensibilizar as pessoas, tanto sobre a importância do comprometimento de cada uma para mantermos limpo o local onde vivemos como no que se refere à conservação do meio ambiente.

Para atingir os objetivos do Aqui Eu Moro, Aqui Eu Cuido, os organizadores programaram as atividades em três etapas, sendo uma preparatória. Ela acontece até o próximo dia 19 e já está em andamento com a divulgação do programa nos bairros envolvidos, abertura de pré-inscrição a um concurso fotográfico, início das ações de limpeza nas áreas públicas e cadastramento dos móveis, eletrodomésticos e roupas para doação. A partir do dia 15 também estão previstas visitas de agentes da Vigilância Sanitária e da Vigilância Epidemiológica para orientações aos comerciantes, prestadores de serviços e moradores.

A segunda fase é o dia D do programa, agendado para 20 de junho, um sábado, quando uma equipe de funcionários públicos e moradores limpará o Rio Itapocu no trecho que compreende as três localidades e caminhões da Prefeitura de Jaraguá passarão por ruas dos bairros a partir das 7h30 para realizar o arrastão da limpeza. Na oportunidade, ocorrerá o recolhimento de todo o material (móveis e eletrodomésticos inutilizados, podas de árvores e material reciclável), que deverá ser colocado na calçada na sexta (19) para tornar mais ágil o trabalho do pessoal responsável por essa tarefa. A terceira etapa começa no dia 22, com verificação da limpeza dos terrenos baldios de particulares e confirmação de inscrições ao concurso fotográfico.


Divulgação – De acordo com a prefeita Cecília Konell, o investimento em material de divulgação para o Aqui Eu Moro, Aqui Eu Cuido é de R$ 19.255,03 mil, envolvendo criação de logomarca e demais peças publicitárias, confecção de 300 cartazes, que estarão afixados em estabelecimentos comerciais e educacionais, e mais 3 mil panfletos informativos, 100 camisetas. Também será veiculado um spot em todas as emissoras de rádio da região e haverá um carro de som percorrendo as ruas no intuito de passar orientações aos moradores. Ela salienta que deverá haver uma redução deste valor nas próximas edições, pois algumas das peças serão reaproveitadas.

Equipe – Uma equipe de aproximadamente 100 pessoas deverá trabalhar nesta edição do programa, entre servidores das secretarias de Obras e Urbanismo, da Saúde, do Planejamento, da Educação, do Desenvolvimento Social da Fundação Municipal de Esportes e da Fujama. Para realizar os serviços propostos no cronograma de atividades, a Prefeitura de Jaraguá utilizará dez caminhões, três carregadeiras e cinco carros de apoio. O custo destas operações será divulgado após o encerramento de todas as atividades do cronograma.

Concurso – Um concurso fotográfico intitulado Sob a Lente: Transformações Positivas está entre as atividades do programa. A participação é aberta a qualquer criança ou adolescente, pai, mãe ou responsável de alunos matriculados em um dos estabelecimentos públicos de ensino localizados nestes bairros. Pela proposta dos organizadores, os participantes devem capturar imagens antes e depois das ações do Aqui Eu Moro, Aqui Eu Cuido, registrando as mudanças proporcionadas através de medidas efetivas dos moradores e da administração pública. Informações mais detalhadas podem ser obtidas nas secretarias das escolas e dos centros de educação infantil ou, em breve, no site da prefeitura jaraguaense (www.jaraguadosul.sc.gov.br).

Fonte:Jorge Pedroso – Jornalista
 


Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios