Notícias Regionais

Profissionais avaliam potencial para turismo de Aventura em Videira

Videira – Visando ampliar o leque de atrativos turísticos oferecidos por Videira, a Secretaria de Turismo e Cultura trouxe para o município uma empresa especializada em turismo de aventura. Nesta quinta (22) e sexta-feira (23), dois profissionais da área estão vistoriando pontos estratégicos do município.

Segundo o secretário de Turismo e Cultura – Clemir Schmitt, a equipeestá fazer uma expedição pelo Rio do Peixe e pelo Rio XV de Novembro, para verificar se é possível praticar rafting e canoagem , modalidades que são caracterizadas pela descida em corredeiras utilizando botes infláveis e equipamentos de segurança. “Queremos ter um diagnóstico, por isso essa empresa está percorrendo os rios e vai dizer se temos ou não potencial para isso e, se tivermos, os melhores pontos já serão mapeados”, adianta Schmitt, destacando que pontos da cidade e do interior, estão sendo avaliados.

Para o empresário Darcio Lucas, dono da empresa Ibirama Rafting Ltda, que está em Videira, fazendo o estudo, durante o percurso eles irão fotografar o trajeto e avaliar itens como grau de dificuldade, tempo de descida, qualidade da água, quantidade de corredeiras, segurança e acessibilidade, entre outros itens importantes para implantar a prática do esporte. “Em uma avaliação preliminar posso dizer que os rios são bonitos, tem a mata ciliar preservada e isso garante um item muito importante que é a beleza cênica. Estamos otimistas porque também vimos que há corredeiras e cachoeiras que são atrativas, além já existir acesso facilitado e boa vontade do Poder Público”, disse Lucas, destacando que um relatório oficial será apresentado à Secretaria nos próximos dias,.

A iniciativa de trazer profissionais qualificados para avaliar o potencial turístico de Videira, faz parte de um amplo projeto que está no Plano de Governo de Carelli e Dr. Jorge, que foi a criação de uma secretaria exclusiva para alavancar os setores turístico e cultural do município.A intenção é revitalizar os pontos fortes que já existem, como por exemplo, o Observatório Astronômico Domingos Forlin e o Museu do Vinho Mário de Pellegrin, mas também descobrir novas alternativas que atraiam visitantes.”Estamos implantando uma nova era para o turismo de Videira. Estamos trabalhando com seriedade e torcendo para que a prática desses esportes aquáticos sejam viáveis em nosso Município, pois essa é ótima opção para o desenvolvimento econômico e social. Lá em Ibirama, que já é conhecida, mais de 6 mil turistas são recebidos todos os anos”, finalizou Schmitt.

Fonte : Silvia Angélica Palma
Assessoria de Comunicação

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo