Notícias Regionais

Professores da rede municipal participam de cursos de formação continuada em Nova Trento

Nova Trento – A Prefeitura Municipal de Nova Trento, por meio da Secretaria de Educação e Esportes promoveu durante todo o dia de ontem, 25 de maio, quatro cursos de formação continuada para professores de séries inicias (1º ao 5º ano) e séries finais (5ª a 8ª série). Pela primeira vez, a Secretaria promoveu um curso específico para professores que lecionam Educação Física. Os cursos de formação continuada foram desenvolvidos em três locais diferentes: Ginásio de Esportes da APAE, Auditório da Casa da Cidadania e Auditório da Prefeitura Municipal de Nova Trento.

No primeiro curso de formação, ministrado pela professora graduada em Pedagogia e Educação Física, mestranda em Educação, Graciela Darós Piffer, foram trabalhados o planejamento anual dos professores de Educação Física, além do diário quinzenal. Graciela também mostrou exemplos de como trabalhar com alunos que possuam alguma deficiência, bem como adaptar a aula para esses alunos de inclusão, nas séries iniciais e finais. Essas atividades foram ministradas no Ginásio de Esportes da APAE.

A equipe de apoio técnico e pedagógico da Secretaria de Educação e Esportes, formada por psicóloga Samanta Lazzarotto, fonoaudióloga Mirelle Karen Cim, psicopedagoga Michelle Mello e fonoaudióloga Clarissa Cim, atuou no auditório da Casa da Cidadania durante toda a terça-feira. O curso de formação continuada foi desenvolvido para rofessores do ensino fundamental e pré-escola da cidade, com os temas dificuldades de aprendizagem, Dislexia (dificuldade na área da leitura, escrita e soletração), Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDHA), entre outras síndromes e distúrbios. A equipe também explicou como trabalhar em sala de aula com crianças que apresentam tais problemas.

No auditório da Prefeitura Municipal, os professores de séries finais foram contemplados com uma capacitação em parceria com o SESC, de Brusque. Entre os temas estavam a importância do cinema e da literatura como recursos metodológicos. Sobre o tema cinema, a Secretaria de Educação e Esportes ampliou seus contatos com o SESC para


desenvolver o projeto “A Escola vai ao Cinema”, atividade já consolidada em Brusque, que visa a formação de plateia através da exibição de obras relevantes do cinema. Para isso, a Secretaria disponibilizará uma pessoa que ficará responsável pela apresentação dos filmes. O local para exibição ainda está sendo estudado, sendo que o responsável receberá capacitação para desenvolver o projeto em Nova Trento.

O último curso de formação também ocorreu no auditório da Prefeitura Municipal, com a psicóloga clínica, Silvana Sardá, que abordou o tema “Funcionamentos do Cérebro”, juntamente com o debate sobre os principais problemas da atualidade e as recentes descobertas da neurociência sobre o cérebro. Os professores de séries finais puderam compreender e expor suas opiniões.

Assessoria de Imprensa


Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios