Notícias Regionais

Problema do esgoto em Blumenau começa a ser solucionado

Blumenau – Através do sistema de concessão, onde a iniciativa privada faz todo o investimento em infraestrutura, a Prefeitura pretende chegar aos 100% de esgoto coletado e tratado.

Pela primeira vez na história de Blumenau uma Prefeitura decide enfrentar o problema da falta de tratamento de esgoto. Com os atuais investimentos, em convênio com o Ministério das Cidades, a previsão é atingir até o final de 2010 25% de esgoto coletado e tratado, contra 2,12% em dezembro de 2004. Isso, porém, ainda não é o suficiente.

Blumenau sempre teve tradição de cidade pioneira no Estado. Esse pioneirismo volta a se manifestar ao ser o primeiro município catarinense a buscar a coleta e o tratamento de 100% de seu esgoto. Esse índice será conseguido em poucos anos, através de uma parceria com a iniciativa privada.

Esgoto tratado é mais saúde – Para se ter uma ideia do problema, Santa Catarina, que apresenta índices de primeiro mundo em quase todos os quesitos apontados, é o segundo pior Estado do país em tratamento de esgoto, ganhando apenas do Piauí.

Para alcançar os 100%, a Prefeitura não precisará tirar dinheiro de seus cofres para pagar a infraestrutura. Todo o investimento ficará a cargo da iniciativa privada, que começara a cobrar pelo serviço gradativamente. Ou seja, o contribuinte pagará um preço justo  pré-determinado pelo poder público e somente a partir do momento em que o esgoto de sua casa comece a ser coletado e tratado.

É através de parcerias, respeitando o meio ambiente e o contribuinte, que Blumenau voltará a ser pioneira em Santa Catarina. Tratar o esgoto é mais qualidade de vida e mais saúde para todos os blumenauenses.

Fonte:: Jaime Avendano

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo