domingo, março 26, 2023
  • Política de privacidade
SC24h
  • Home
  • Colunas
    • Artigos
    • Batom Rosé
    • Defesa da Fé
    • Luiz Flávio Gomes
    • Mais que palavras
    • Olhar Panorâmico
    • Opinião
    • Sobe! Desce!
  • Turismo
  • Editorias
    • Comportamento
    • Gastronomia
    • Moda
    • Negócios
    • Notícias Gerais
    • Regionais
    • Vídeos
  • Saúde
  • Zodíaco
    • Artigos
    • O Signo de Áries
    • O Signo de Touro
    • O Signo de Gêmeos
    • O Signo de Câncer
    • O Signo de Leão
    • O Signo de Virgem
    • O Signo de Libra
    • O Signo de Escorpião
    • O Signo de Sagitário
    • O Signo de Capricórnio
    • O Signo de Aquário
    • O Signo de Peixes
    • Previsão Signo
  • Imóveis
    • Itapema
      • Meia Praia
    • Balneário Camboriú
      • Centro
      • Pioneiros
No Result
View All Result
SC24h
No Result
View All Result

Início » Preservação da Amazônia requer recursos internacionais sob gestão do Brasil

Preservação da Amazônia requer recursos internacionais sob gestão do Brasil

por UNOPress
abr/2009
in Editorias, Notícias Gerais
836
A A
3.5k
VIEWS
CompartilharWhatsapp

Rio de Janeiro – Um pedido de ajuda financeira internacional e o reconhecimento da soberania do Brasil e do modo de vida das comunidades da floresta marcaram ontem (16), o painel Administrando a Amazônia: uma Responsabilidade Global?, um dos últimos debates do Fórum Econômico Mundial na América Latina, que também propôs a discussão de saídas ambientalmente sustentáveis para a crise financeira.

O governador do Amazonas, Carlos Eduardo Braga, afirmou que a população amazonense, de cerca de 4,5 milhões de habitantes, inclusive indígenas e ribeirinhos, precisam receber uma compensação financeira por “manter a floresta em pé”. Durante o debate, ele estendeu a proposta aos latifundiários, que já são obrigados por lei a preservar cerca de 80% de suas terras.

“Para preservar é preciso agregar à floresta em pé mais valor que à floresta derrubada”, afirmou; “Não diga para um plantador de soja que ele tem que ter prejuízo. Queremos que ele tenha lucro preservando a floresta, da mesma forma que queremos que as pequenas comunidades tenham seu papel reconhecido por preservar a floresta e prestar um serviço ao mundo”, completou.

Braga também cobrou ajuda financeira e tecnológica de organismos multilaterais para grandes projetos de infra-estrutura na Amazônia, com o objetivo de reduzir os impactos sociais e ambientais de obras necessárias ao desenvolvimento da região. Ele ponderou, no entanto, que os interesses do governo brasileiro devem prevalecer sobre os interesses da comunidade internacional.

As idéias do governador também foram compartilhadas pelo diretor do Greenpeace Marcelo Furtado, que reforçou a necessidade de compensação ambiental. Ele também acrescentou, em debate, que devem participar das decisões sobre a Amazônia, além do governo, a sociedade e a iniciativa privada, em um tipo de gestão compartilhada.

Ao lembrar que a comunidade internacional está atenta ao desafio de preservar a Amazônia, a vice-presidente do Banco Mundial para a América Latina e o Caribe, Pamela Cox, citou o Fundo Amazônia, que já conta com dinheiro de vários países para financiar ações de combate ao desmatamento e à recuperação da floresta, sob gestão do Brasil.

“O dinheiro previsto para o fundo serve para pagar a população para que não derrube as árvores e preserve a floresta. Não podemos colocar uma cerca lá”, disse. “Os recursos devem, portanto, ser aplicados em pequenos projetos para garantir sua sobrevivência e criar empregos com o manejo de produtos sustentáveis como a borracha e a castanha”.

Durante o debate, os participantes concordaram que o Brasil precisa reduzir as emissões de gases do efeito estufa  por conta, principalmente, das queimadas. Atualmente, o país é o quarto maior emissor de gases.

A expectativa deles é de que medidas neste sentido sejam adotadas por outros países, para outras florestas tropicais, como por exemplo, na reunião de Copenhague, na Dinamarca, que pretende revisar os compromissos do Protocolo de Quioto no fim do ano.

Isabela Vieira/AB/UNO

UNOPress

UNOPress

A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

Posts Relacionados

Óculos para Rosto Longo Comprido Retangular
Moda

Óculos para formato de Rosto Longo, Comprido ou Retangular

12/2022
2.8k
A Felicidade realiza Sonhos
Comportamento

A felicidade realiza nossos sonhos

10/2022
3.6k
Afaste pessoas negativas para prosperar e dar certo na vida
Comportamento

Afaste pessoas negativas para prosperar e dar certo na vida

10/2022
5.8k
Jogos Olimpicos de Paris
Comportamento

Olimpíadas 2024: confira os preparativos para os Jogos Olímpicos de Paris

10/2022
1.1k

Trending News

Moda Tendência Seguir ou Não
Moda

Porque não seguir as Tendências da Moda

abr/2022
8.8k
Qual formato do seu rosto?
Moda

Qual o melhor óculos para o formato do seu rosto?

abr/2022
8.3k
Estresse engorda trabalho
Saúde

Estresse do trabalho engorda revela estudo

abr/2022
3.6k
Amar ou Gostar? Amor ou Química? Paixão
Comportamento

Amar ou Gostar? Amor ou Química?

fev/2022
3.9k
Beber água ajuda emagracer
Saúde

Qual a dieta mais econômica e barata?

mar/2022
3.6k
SC24h

O SC24h é um site de notícias que serve mais de 2 milhões de usuários com o conteúdo que interessa. Informações úteis que melhoram a qualidade vida, saúde e bem estar. O site é mantido pela UNO Marketing de Conteúdo com abrangência Internacional.

Siga-nos nas Redes:

Mais Recentes

Ayahuasca Dimetiltriptamina Droga Perigosa Santo Daime LSD

Ayahuasca – Droga perigosa é a moda da classe média britânica

6 de março de 2023
Arroio do Silva Estragos Chuva Tempestade

Vento e chuva causam estragos em Balneário Arroio do Silva

5 de março de 2023

Criação de Sites Web Design

Balneário Camboriú Barra Velha Benedito Novo Rodeio Bombinhas Blumenau Brusque Florianópolis Gaspar Ilhota Indaial Itajaí Itapema Jaraguá do Sul Joinville Palhoça Penha Piçarras Pomerode Porto Belo Navegantes Rio dos Cedros Rio do Sul São José Tijucas Timbó

Sites Parceiros

DiQueiroz
Catolicismo Romano
Radio Italiana
UNOWebsites
UNOPress

  • Política de privacidade

2008 - 2022 © SC24h Notícias | UNO

No Result
View All Result
  • Home
  • Colunas
    • Artigos
    • Batom Rosé
    • Defesa da Fé
    • Luiz Flávio Gomes
    • Mais que palavras
    • Olhar Panorâmico
    • Opinião
    • Sobe! Desce!
  • Turismo
  • Editorias
    • Comportamento
    • Gastronomia
    • Moda
    • Negócios
    • Notícias Gerais
    • Regionais
    • Vídeos
  • Saúde
  • Zodíaco
    • Artigos
    • O Signo de Áries
    • O Signo de Touro
    • O Signo de Gêmeos
    • O Signo de Câncer
    • O Signo de Leão
    • O Signo de Virgem
    • O Signo de Libra
    • O Signo de Escorpião
    • O Signo de Sagitário
    • O Signo de Capricórnio
    • O Signo de Aquário
    • O Signo de Peixes
    • Previsão Signo
  • Imóveis
    • Itapema
      • Meia Praia
    • Balneário Camboriú
      • Centro
      • Pioneiros

2008 - 2022 © SC24h Notícias | UNO

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In