Notícias Regionais

Prefeitura oferece medicamentos genéricos e de referência na rede municipal

Balneário Camboriu – A Secretaria da Saúde e Saneamento de Balneário Camboriú disponibilizará, a partir do mês de maio, medicamentos genéricos e de referência na rede municipal de saúde.  
 
A Secretaria da Saúde estará substituindo gradativamente os medicamentos similares por medicamentos genéricos e de referência, conforme a disponibilidade do mercado. Essa mudança acontecerá de acordo com o consumo do estoque atual nas farmácias das unidades e central.
 
Segundo a farmacêutica responsável técnica pela Farmácia Municipal – Patricia Schlichting, cerca de 220 tipos de medicamentos são oferecidos na rede e a aquisição de remédios genéricos e de referência aumentará a efetividade do tratamento dos pacientes. “Embora essa substituição cause um aumento nos custos, estes compensarão na segurança e qualidade do tratamento à população”, explica.
               
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa os Medicamentos de referência, genérico e similar são:
O medicamento de referência é o medicamento inovador registrado no órgão federal responsável pela vigilância sanitária e comercializado no País, cuja eficácia, segurança e qualidade foram comprovadas cientificamente junto ao órgão federal competente, por ocasião do registro. A eficácia e segurança do medicamento de referência são comprovadas através de apresentação de estudos clínicos.

Medicamento genérico: Produto igual ou comparável ao de referência (ou inovador ou original ou de marca) em quantidade de princípio ativo, concentração, forma farmacêutica, modo de administração e qualidade, que pretende ser com ele intercambiável. É geralmente produzido após expiração ou renúncia da patente e de direitos de exclusividade, comprovando sua eficácia, segurança e qualidade através de testes de biodisponibilidade e equivalência terapêutica.
O medicamento similar é aquele que contém o mesmo ou os mesmos princípios ativos, apresenta mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica, e que é equivalente ao medicamento registrado no órgão federal responsável pela vigilância sanitária, podendo diferir somente em características relativas ao tamanho e forma do produto, prazo de validade, embalagem, rotulagem, excipientes e veículo, devendo sempre ser identificado por nome comercial ou marca.  

Assessoria de Imprensa


Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios