Taió – Depois da aprovação da Lei, por parte da Câmara de Vereadores, a Administração Municipal de Taió, através da Secretaria de Ação Social estará implantando, a partir de janeiro de 2011, o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social.
A unidade atenderá pessoas cadastradas nos programas do Governo Federal e outras vulneráveis e de baixa renda. O CRAS funcionará num prédio em frente ao Clube de Caça e Tiro, na Rua Francisco Tomazoni.
O CRAS é uma unidade pública que tem por objetivos fortalecer os vínculos familiares e comunitários; prevenir situações de vulnerabilidade e risco social; assegurar a proteção básica às pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade.
O público alvo das ações realizadas no CRAS serão as famílias cadastradas no Programa Bolsa Família, famílias pertencentes ao Benefício de Prestação Continuada – BPC ( idosos e pessoas com deficiência) e famílias em situação de risco social.
O CRAS oferta acompanhamento técnico especializado desenvolvido por uma equipe multi profissional, de modo a potencializar a capacidade de proteção da família e prevenir situações de vulnerabilidade social.
O atendimento é prestado no CRAS, ou pelo deslocamento da equipe em territórios e domicílios, e os serviços devem funcionar em estreita articulação com a rede de serviços socioassistenciais e outras organizações e outras políticas públicas, no intuito de estruturar uma rede efetiva de proteção social.
O serviço de proteção e atendimento integral à família – PAIF: as ações a serem oferecidas por este serviço serão de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos contribuindo na melhoria da sua qualidade de vida e irão abranger os seguintes grupos:
-Crianças e adolescentes
-Oficinas Comunitárias
-Programa Bolsa Família
-Beneficiários do BPC
-Serviço de proteção social básica no domicílio para pessoas com deficiência e idosos.
A Secretária de Ação Social do município Andréa Leandro Seemann, destaca que, “a administração quer estabelecer um vínculo mais próximo com as famílias para que possamos entender as suas necessidades”.
Será feito um Processo Seletivo, o qual teve inscrições encerradas no último dia 26 de novembro, para selecionar os profissionais que atenderão na unidade do CRAS, além dos demais serviços que são prestados pela Assistência Social do município.
ai/24horas