Notícias Gerais

Prefeitura de Blumenau vai lançar o Programa Defesa Civil na Escola

Blumenau – Por intermédio da Diretoria de Defesa Civil, a Secretaria de Defesa do Cidadão (Sedeci) está concluindo os detalhes finais para o lançamento do Programa Defesa Civil na Escola em Blumenau. O projeto vai contar com a parceira da Secretaria de Educação (Semed), em conjunto com as atividades desenvolvidas pela Universidade Regional de Blumenau (Furb), por meio do Escola Sustentável e executado pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).

O Programa Defesa Civil na Escola terá como meta principal a melhoria da qualidade de vida da população. Por isso, vai desenvolver atividades permanentes nas unidades de ensino da cidade, através da participação direta dos alunos, com trabalhos voltados à prevenção de desastres. Além disso, vai promover a conscientização sobre a importância da preservação da vida humana e diminuição de danos em situação de calamidade.

Ação conjunta

O Programa vai funcionar com a ação conjunta de 14 bolsistas da Furb, além da participação de dois professores da rede pública e estadual e uma coordenadora geral, que já realizam um trabalho nas escolas com práticas dinâmicas, buscando ações diretas para o avanço social.


Entre as práticas desenvolvidos pela Furb, através do Programa Escola Sustentável, estão trabalhos como estudo e análise dos aspectos ambientais das escolas, além da expansão das áreas de jardins, entre outras atividades, incluindo o reciclado.

Planejamento

Nesta quinta-feira, dia 7, a equipe da Diretoria de Defesa Civil se reúne com a Semed para oficializar a parceria nos trabalhos, além de fazer o planejamento das ações que serão desenvolvidas nas escolas. O objetivo é iniciar o Programa até o final de março, inicialmente em duas unidades de ensino: Escola de Educação Básica Luiz Delfino e Escola Básica Municipal Visconde de Taunay.

O Programa Defesa Civil na Escola será formado por duas assistentes sociais e um agente de Defesa Civil. Os detalhes de visitas às escolas para desenvolver as atividades ainda estão sendo concluídos, mas a previsão inicial é de que esse trabalho siga o cronograma do Programa Escola Sustentável da Furb, com dois encontros por semana.


Além disso, estão sendo concluídos também o planejamento de outras ações que serão implementadas junto aos alunos, como a confecção de material educativo a ser entregue nas unidades de ensino. Para a equipe de Diretoria de Defesa Civil, os alunos serão os multiplicadores do conhecimento, levando as práticas efetivadas e estabelecidas nas escolas para suas residências, além, é claro, à comunidade em que ele está inserido.

Joni César
ai/UNO

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios