Notícias Regionais

Prefeitos do Vale do Rio Tijucas solicitam Segurança Pública na região

Nova Trento – Uma audiência pública, agendada pelo Prefeito Municipal de Nova Trento, Gian Francesco Voltolini reuniu lideranças das cidades do Vale do Rio Tijucas, Polícias Civil e Militar, a fim de debater a segurança pública da região. O encontro ocorreu na sede da Associação São Virgílio Pró-anciãos – La Casa dei Nonni, de Nova Trento, nesta quarta-feira, 6 de fevereiro. Os prefeitos do Vale do Rio Tijucas solicitaram providências emergenciais, especialmente em relação ao número de efetivos e qualidade das infraestruturas de delegacias de polícia e sedes da Polícia Militar.

O Tenente Coronel, Comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, com sede em Balneário Camboriú, Marcello Martinez Hipólito compôs a mesa de autoridades ao lado do Prefeito de Nova Trento, Gian Francesco Voltolini, Prefeito de São João Batista, Daniel Netto Cândido, Prefeito de Canelinha, Antônio da Silva, Prefeito de Major Gercino, João José David, Delegado Regional da Polícia Civil, Francisco dos Anjos, Capitão da Polícia Militar de Tijucas, Eduardo Gonçalves da Silva, Delegado da Polícia Civil de São João Batista, Ângelo Fragelo, Diretora do Presídio de Tijucas, Danielle Amorim Silva e, representando as Câmaras de Dirigentes Lojistas de toda a região, o Diretor da 24º Distrito da FCDL, Luciano Spengler e o representante do poder legislativo da região, o presidente da Câmara de Vereadores de Nova Trento, Airton Antonio Dalbosco.

O anfitrião da noite, o Prefeito Municipal de Nova Trento abriu a audiência fazendo uma breve explanação da atual situação do município neotrentino. Gian Francesco Voltolini evidenciou que as suas reivindicações começaram há dois anos, quando foram realizadas audiências com a Secretaria de Estado da Segurança Pública, solicitando providências para a Rodovia SC-411. “Todos os prefeitos da região passam pelos mesmos problemas, com falta de efetivos e infraestrutura. Por isso pensamos nesta audiência pública, para que o Governo do Estado olhe mais para a nossa região”, destacou Voltolini. Entre os dados apresentados pelo chefe do poder executivo de Nova Trento estava uma informação da ONU, que aconselha um policial para cada 200 habitantes. “Porém, hoje, Nova Trento tem um policial para mais de dois mil habitantes”, frisou.

Os prefeitos de Canelinha, Major Gercino e São João Batista agradeceram a iniciativa do Prefeito neotrentino ao fazer a audiência pública e também apresentaram suas reivindicações, a maioria delas ligadas à falta de efetivos policiais e infraestrutura. “Nós estamos desassistidos. Nós temos medo. Nos sentimos desprotegidos”, desabafou o Prefeito de Major Gercino, João José David. O Prefeito de São João Batista disse que o problema é ainda maior em sua cidade, que cresceu muito nos últimos anos e não recebeu novos policiais.

Situação das delegacias e presídio são expostas ao Comandante Coronel da PM e Delegado Regional de Polícia Civil

A Diretora do Presídio de Tijucas, Danielle Amorim Silva aproveitou a oportunidade para expor a todos os presentes como está a situação do presídio hoje. O prédio, de 1999, já não oferece segurança aos presos e também aos agentes carcerários. “Precisamos urgente de uma readequação. A realidade antiga não oferece segurança alguma, nem ao preso e nem aos funcionários”, alertou.

O Delegado da Polícia Civil de São João Batista, Ângelo Fragelo também expôs sua realidade. “Sou o único delegado para atender três cidades: Major Gercino, São João Batista e Nova Trento. A vontade é muito grande de trabalhar, apesar da falta de efetivos. Tentamos suplantar estes problemas com trabalho”, desabafou.

Diante da fala das autoridades da mesa, o Delegado Regional de Polícia Civil, Francisco dos Anjos prometeu que fará o possível para melhorar a situação das delegacias, solicitando mais efetivos e melhor infraestrutura.

Já o Tenente Coronel, Comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, com sede em Balneário Camboriú, Marcello Martinez Hipólito deixou claro que estas reivindicações devem ser encaminhadas ao Comandante Geral da PM e ao Secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba. Além disso, destacou que a PM quer atuar em parceria com as prefeituras. O Prefeito Municipal de Nova Trento, Gian Francesco Votolini disse que todas as reivindicações ficarão registradas em Ata e que, posteriormente, será encaminhada às autoridades competentes.

Texto e fotos: Elis Facchini
ai/UNOPress

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo