Medicina e Saúde

Praticar exercícios uma hora por dia reduz o risco de câncer de mama

As mulheres que praticam uma hora de exercício por dia tem 11% menos chances de ter câncer de mama. O exercicío ainda protege até contra as formas mais agressivas da doença.

Mulheres que se exercitam vigorosamente durante uma hora por dia reduzem o risco de câncer de mama – independentemente do seu peso ou idade, dizem os pesquisadores.

Exercitar-se por mais tempo aumenta a proteção mais ainda em comparação com as mulheres menos ativas, de acordo com resultados divulgados na European Breast Cancer Conference, em Glasgow.

Pesquisadores franceses examinaram os resultados de 37 estudos envolvendo mais de quatro milhões de mulheres. Nestes estudos descobriu-se que mulheres de qualquer idade ou peso que se exercitam durante uma hora por dia, podem obter um benefício semelhante, incluindo aqueles com cânceres mais agressivos.

Como os resultados são independentes do índice de massa corporal (IMC), os efeitos protetores devem ser devido a mais do que o controle de peso, disseram.

Ser magro não vai impedir o surgimento do câncer de mama – você precisa se exercitar também. O estudo revela quem faz menos atividade são 40% mais propensos a desenvolver a doença.

O professor Mathieu Boniol, diretor de pesquisas do International Prevention Research Institute in Lyon, França, disse: “Estes são todos os estudos que analisam a relação entre o exercício físico e o risco de câncer de mama que foram publicados até a presente data, por isso estamos confiantes de que os resultados de nossa análise são robustos.

O câncer de mama, incluindo seus tipos agressivos, é uma das doenças que podem ser prevenidas pela atividade física. Por isso deve-se incentivar a atividade fisíca e o desporto, seja de bicicleta ou caminhar através de campanhas de educação.

O estudo incidiu sobre o exercício vigoroso, mas pesquisas anteriores sugerem ainda atividade moderada como andar uma hora por dia já leva a um risco menor em comparação com as mulheres que são menos ativos.

As mulheres acima do peso têm níveis mais altos de hormônios promotores de câncer, como o estrogênio e insulina, em seus corpos, que são mais suscetíveis de ser absorvido pelas células da mama, onde podem estimular o crescimento do câncer.

Dr. Hilary Dobson, presidente da  the conference’s national organising committee, disse: “Essas descobertas são importantes para todas as mulheres, independentemente da sua idade e peso.

O Breakthrough Breast Cancer olhou recentemente em todos os melhores estudos sobre atividade física e câncer de mama com especialistas de todo o mundo, e também descobrimos que há boas evidências de que as mulheres podem reduzir o risco de câncer de mama, sendo regularmente ativos.

Qualquer atividade física mesmo moderada já conta, que podem ser coisas como jardinagem, trabalho doméstico ou uma caminhada rápida. Portanto, há muitas maneiras de encaixar a atividade física necessária para a sua vida do dia- a-dia.

Mauro Queiroz
Fonte: www.i-pri.org
ai/UNO

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo