Notícias Gerais

Praça dos Imigrantes e Museu do Colonizador

Jaraguá do Sul – Depois de passarem por um processo de revitalização, a Praça dos Imigrantes e o Museu do Colonizador, localizados na Av. Prefeito Waldemar Grubba, serão reinaugurados em uma cerimônia agendada para as 18 horas de quinta-feira (16). O evento integra a programação de aniversário de Jaraguá do Sul, que completa 133 anos de fundação no dia 25 deste mês. A prefeita Cecília Konell e o secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Ronaldo Trajano Raulino, entre outras autoridades municipais, participam da solenidade.

A Praça dos Imigrantes foi ampliada em 151,13m², teve seus monumentos restaurados, recebeu reforma e paisagismo (757,99m²). A execução destas obras absorveu um investimento de R$ 94,6 mil, valor doado pela empresa Le Monde Comércio de Veículos Ltda., conforme autorização da Câmara de Vereadores através da Lei Municipal 5138/2008.

No Museu do Colonizador – casa estilo enxaimel localizada na Praça dos Imigrantes – o espaço ganhou pintura interna, foi reorganizado e agora conta com um mapa de identificação de todas as peças do acervo: móveis de quarto, utensílios de cozinha e ferramentas utilizadas na lavoura, por exemplo. “O objetivo é que o visitante entre e visualize como era na época em que os imigrantes chegaram aqui”, explica a supervisora do Museu Emílio da Silva, Ivana Aparecida Cavalcanti.

A revitalização do local resultou de uma parceria entre a Divisão de Turismo e a Fundação Cultural/JS. No Museu do Colonizador também funciona um centro de informações turísticas, onde há um servidor atendendo aos visitantes de segunda a sábado, das 9 às 15 horas.

ai/UNO

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo