A PPG Brasil atualizou recentemente o seu sistema de tratamento de efluentes em sua planta de Gravataí, Rio Grande do Sul. Com o novo mecanismo, foi possível reduzir em 10% a extração de água subterrânea durante os trabalhos industriais. A melhora na eficiência do sistema de tratamento eliminou o uso de biocidas exigidos no processo. A ação foi reconhecida no Relatório de Sustentabilidade Global da PPG, que reuniu ações de todas as plantas da PPG espalhadas pelo mundo.
Além disso, entre as ações verdes da PPG no país estão a redução de resíduos gerados nas unidades de produção e diminuição do consumo de energia nos processos industriais. O aumento dos índices de rendimento na aplicação dos produtos, reduzindo os resíduos, também está entre as medidas adotadas pela PPG Brasil e sem dúvida refletem positivamente em todos os produtos da divisão Refinish.
A empresa tem também buscado continuamente desenvolver produtos com baixos teores de COV (compostos orgânicos voláteis), aumentar o uso de fontes de energia e matérias primas renováveis e implementar programas de redução e limitação de gases estufa em operações globais.
Entre as iniciativas da divisão Refinish estão as tintas para repintura automotiva à base d’água. A Envirobase High Perfomance (marca PPG) é um dos exemplos de tinta ecologicamente correta , já que atende ao limite de emissão de VOC no meio ambiente e segue padrões rigorosos de controle ambiental.