Notícias Regionais

Pórtico Geovah Amarante será entregue à cidade dia 19

Joinville – O Pórtico da XV de Novembro – inaugurado em 1979 em comemoração aos 150 anos da imigração alemã – será entregue revitalizado à cidade no dia 19 de julho, às 18h, em cerimônia que contará com a presença do prefeito Carlito Merss, o presidente da Fundação Turística Augusto Kolling, e familiares de Geovah Amarante. Falecido em 2009, aos 72 anos, Geovah dará o nome ao Pórtico, uma homenagem por sua trajetória política e como servidor público. O ex-deputado foi um dos fundadores do PMDB em Santa Catarina, e era presidente de honra do partido.

Nascido em São Francisco do Sul em 14 de março de 1936, Geovah José de Freitas Amarante elegeu-se duas vezes deputado estadual. No governo de Pedro Ivo Campos (1987-1990), foi secretário de Comunicação. Depois ocupou uma das diretorias da antiga companhia de telefonia de Santa Catarina, a Telesc. Geovah passou também na Casan e Besc e, no primeiro governo de Luiz Henrique da Silveira (2003-2006), foi diretor do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). No segundo período do governo do prefeito Marco Tebaldi (PSDB), atuou como presidente do Ippuj (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Joinville).

O Pórtico, em estilo enxaimel, teve a cobertura, o telhado e todo o madeiramento trocado: do material do Pórtico original foram reutilizados os tijolos, as portas e as fechaduras. O jardim e a calçada, com acesso a cadeirantes, foram refeitos. A entrada foi modificada, e agora conta com apenas uma pista, além de um estacionamento para veículos leves e pesados. A altura do Pórtico aumentou alguns metros, para permitir a entrada de veículos mais altos. A próxima etapa é a reforma do Moinho, localizado junto ao Pórtico – o investimento para as reformas do Pórtico e do Moinho, juntos, somam 530 mil reais, valor obtido junto ao Ministério do Turismo e com a contrapartida da Prefeitura de Joinville.

AI/Redação 24 horas

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo