Joinville – A partir dessa semana, as profissionais grávidas que trabalham diretamente no atendimento ao público, onde há possibilidade de contato com casos suspeitos de gripe A, deverão ser remanejadas para setores onde não haja aglomeração de pessoas. O secretário da Saúde Tarcísio Crocomo assinou nesta segunda-feira (10) a portaria que autoriza a ação.
Essa medida é considerada eficaz para a evitar a exposição das gestantes à doença e, dessa forma, prevenir o contágio com gripe A, já que fazem parte do grupo de risco, sendo as que apresentaram maior letalidade.
A recomendação é que essas profissionais passem a trabalhar, durante esse período de prevenção, em ações internas das empresas ou instituições, na área burocrática ou administrativa, onde o contato com as pessoas é menor.
O afastamento das atividades somente poderá ocorrer caso a gestante apresentar os sintomas da gripe A, que são febre acompanhada de tosse ou dor de garganta, dores musculares, nas articulações e coriza. Esses casos devem ser encaminhados imediatamente ao Posto de Saúde para avaliação e
definição dos procedimentos a serem tomados, como habitualmente é feito.
Fonte: Assesoría de Imprensa