Medicina e Saúde

Por que parar de fumar?

por Adriana Marques Battagin

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o tabagismo a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Estima-se que o uso do tabaco causa por ano 4,9 milhões de mortes, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia.

As doenças e mortes causadas pelo tabagismo manifestam-se em adultos, porém o ato de fumar se inicia antes dos 19 anos e mais frequentemente nas classes sociais mais baixas.

O tabagismo é o ato de se consumir cigarros ou outros produtos que contenham tabaco, cuja droga ou principio ativo é a nicotina. A nicotina causa dependência física e psicológica.


A dependência da nicotina já é considerada uma doença, consta na Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde, designada pela sigla CID – código F17, Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de fumo, publicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A aceitação social faz com que os fumantes não sejam os únicos prejudicados. Os fumantes passivos também são. Ou seja, aqueles que nunca fumaram, mas que compartilham ambientes com fumantes e inalam a fumaça rica em substâncias tóxicas, apresentam risco 30% maior de câncer de pulmão e 24% maior de infarto do coração, portanto.estão sujeitos às mesmas doenças que os fumantes.

Dados epidemiológicos revelam que pelo menos 70% dos tabagistas almejam parar de fumar. Porém, menos de 10% adquirem o sucesso sem auxílio.

Na maioria dos casos, a recaída ocorre entre dois dias e três meses devido à síndrome de abstinência. Essa síndrome se inicia 8 horas, após o consumo do cigarro e se torna mais intensa no terceiro dia. Seus sintomas são: alterações cognitivas, ansiedade, distúrbios de sono, irritabilidade, aumento do apetite e desejo intenso por cigarro.


Para vencer a síndrome da abstinência a pessoa deve ficar muito atenta as armadilhas, como: momentos de estresse – é preciso se acalmar e entender que momentos difíceis acontecem á todo momento, fumar não resolverá o problema; vontade intensa de fumar – nesta hora é necessário manter as mãos ocupadas com elástico, papel ou objetos, beba um copo de água, ligue para um amigo, coma uma fruta. Saiba que a vontade de fumar não dura mais que alguns minutos.

Ao parar de fumar os benefícios começam após 20 minutos, com a alteração da pressão arterial e pulsação. Dois dias sem tabaco o olfato e o paladar melhoram e após um ano o risco de morte por infarto é reduzido à metade.

Muitas vezes a decisão de parar de fumar é adiada para evitar o desconforto de ficar sem o cigarro, mas este desconforto pode ser amenizado com orientações necessárias e dividido com profissionais qualificados.

Participe do Grupo de incentivo e apoio a cessação de tabaco que a Universidade Nove de Julho oferece todas as quartas feiras, às 19 horas, na Rua Adolfo Pinto, 109 – Barra Funda.


Adriana Marques Battagin é fisioterapeuta, especialista em fisioterapia cardiorespiratória, mestre em geriatria e gerontologia e docente do curso de Fisioterapia da UNINOVE.

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios