Notícias Regionais

População de Criciúma recebe orientaçãosobre câncer de mama

Criciúma – Funcionários da Secretaria Municipal do Sistema de Saúde, juntamente com as entidades ligadas ao Outubro Rosa, estiveram no Terminal central durante a manhã desta terça-feira (08), realizando orientação e conscientização para a prevenção do câncer de mama. A atividade faz parte da campanha que será realizada em todo mundo durante este mês.

Segundo a coordenadora de Educação Permanente em Saúde, Andréia Sharon Salomão, esta é a forma mais concreta de se passar a informação para a população, pois muitas pessoas só procuram ajuda quando o problema já esta muito avançado. “Passamos orientações para as pessoas que desciam dos ônibus. Conversamos com homens e mulheres, pois todos os dois podem desenvolver a doença. Estamos firmes na luta contra o câncer e queremos que ela atinja o maior número de pessoas possível”, declarou Andreia.

Embora o câncer de mama seja um dos tipos mais comuns da doença em todo Brasil, a medicina evoluiu bastante nos últimos anos e as chances de cura da doença, se diagnosticada no início, são significativas. E é por esse motivo que a conscientização se torna tão importante. Conforme dados do Hospital São José, de janeiro de 2012 a setembro de 2013, a cidade de Criciúma registrou 163 casos de câncer de mama. No Brasil em 2010, morreram 12.852 pessoas, sendo 147 homens e 12.705 mulheres.

De acordo com a presidente da Associação Amor a Vida (AMOVI), Vera Lucia Duarte, esse trabalho que as entidades vêm realizando, esta dando visibilidade para que as pessoas conheçam melhor doença. “Foi um evento muito produtivo. Vamos ver o resultado, pois entregamos muitos panfletos. Muitas pessoas abraçaram a causa e estão trabalhando em prol dela”, comentou a presidente.

Fotos: Tiago Mendes/Divulgação
Milena dos Santos
ai/UNO

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo