Notícias Regionais

Pomerode fez parceria com hospital de Timbó para não ficar sem pediatra

Pomerode – O médico pediatra que faz sobreaviso em pediatria no Hospital e Maternidade Rio do Testo encerrou as atividades na unidade nesta quarta-feira (31/7). O profissional é o único que atende a especialidade no hospital e a informação foi repassada à Secretaria de Saúde do município a cerca de 10 dias.

Desde então, a instituição e o órgãos públicos estão em busca de outro profissional especialista para que os atendimentos não fossem interrompidos, porém, a falta de pediatras é uma realidade em todas as regiões do Brasil. Apesar de inúmeras tentativas, a prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, e o hospital não conseguiram a reposição do profissional até está sexta-feira (2/8).

Parceria com Hospital Oase

Para evitar que o município fique sem referência em atendimento especializado em pediatria e também sem a maternidade, pois sem pediatra não há como realizar partos normais ou cesarianas no hospital, a prefeitura buscou parcerias. Desde quinta-feira (1º/8) o sobreaviso de pediatria, de obstetrícia e de ginecologia será prestado no Hospital Oase de Timbó. “A prefeitura acredita que, neste momento, esta foi a melhor solução encontrada para que os usuários continuem recebendo um atendimento qualificado”, comenta a secretária de saúde de Pomerode, Kelly Regina Dallmann.


De acordo com a secretária o fluxo de atendimento dos usuários nas Estratégias de Saúde da Família não sofreu nenhuma alteração. “Haverá atenção redobrada em função da mudança do encaminhamento hospitalar. Os casos clínicos que necessitem atendimentos de urgência e emergência em pediatria, obstetrícia e ginecologia poderão continuar procurando o pronto atendimento do Hospital e Maternidade Rio do Testo, em Pomerode. O médico de plantão fará o contato com os profissionais de sobreaviso no Hospital e Maternidade Oase, em Timbó, para orientação no atendimento e encaminhamento para internação, caso haja necessidade” explica.

O Hospital e Maternidade Rio do Testo é uma instituição privada que presta serviços ao SUS através de convênios com as Secretaria de Saúde. Pomerode possui dois pediatras, um vinculado à Unidade Sanitária Prefeito Alwin Klotz e outro ao Núcleo de Apoio à Saúde da Família. O acesso à especialidade é realizado através de referência pela equipe de saúde da família a qual o usuário faz parte.

ODP/UNO


Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios