Notícias Gerais

Plano estratégico de turismo

Balneário Camboriú – Neste primeiro semestre de 2009, as nove regiões turísticas de Santa Catarina recebem equipes que realizam a avaliação de seus atrativos turísticos e que, posteriormente, serão ordenados em função de seus mercados consumidores. O trabalho faz parte do planejamento estratégico de marketing para o Estado, que a Santur (órgão estadual de turismo) realiza através da empresa espanhola Chias Marketing, contratada para o serviço. Nesta terça e quarta-feira, a visita técnica alcançou Balneário Camboriú, com apoio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico municipal.

A visita trouxe ao município uma equipe multidisciplinar formada por turismólogo, arquiteto, historiador e geógrafo. Segundo explica a coordenadora de projetos da Chias, Patrícia Servilha, o grupo conhece as potencialidades de cada região turística do Estado e assim identifica o que Santa Catarina tem a oferecer, tanto para o cliente brasileiro, quanto para o consumidor externo.  “Com os resultados desenvolvidos pelo trabalho, é elaborada uma estratégia que deverá ser seguida em longo prazo, até 2020”, explica Patrícia.

Em Balneário Camboriú, uma das cidades da região da Costa Verde e Mar, o grupo conheceu as praias, os equipamentos turísticos, hotéis e espaços para eventos. O grupo também passa pelas regiões identificadas como Vale do Contestado, Grande Oeste, Serra Catarinense, Caminho dos Príncipes, Vale Europeu, Grande Florianópolis, Encantos do Sul e Caminho dos Cânions.

Fases de trabalho


A primeira fase iniciou em abril e deve ser finalizada em julho. Envolve pesquisa da demanda no Brasil e exterior, inclui visitas técnicas e reuniões com o setor turístico e com gestores e dirigentes do turismo em todas as regiões. Na segunda fase, em agosto, será estabelecida a estratégia de ação para Santa Catarina e o papel de cada região nesse plano. Também é nesta fase que é definida a estratégia de comunicação e criada uma marca turística para o Estado, além de submarcas paras as regiões.

Na terceira  e última fase, de setembro a dezembro, é feito o plano operacional. Em 2010 serão realizadas ações nos mercados nacional e internacional. “Com cada um desses trabalhos terminados, estabeleceremos o que é melhor para cada mercado”, explica Patrícia, exemplificando que o resultado irá demonstrar o que o europeu espera do Vale, o que o chileno quer encontrar no litoral, e assim por diante.

A Chias Marketing já desenvolveu 113 planos estratégicos no mundo. É a mesma empresa que elaborou o plano de divulgação para a Embratur, com o desenvolvimento da marca Brasil para a captação do público externo. A proposta em Santa Catarina é criar um concurso para a criação de uma marca nos mesmo moldes do serviço realizado para a Embratur.

Silvia C. Bomm
ai/UNO


Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios