Notícias Regionais

Piscicultura é uma alternativa de renda para agricultores de São Domingos

São Domingos – Na tarde desta terça-feira, dia 23, a equipe da Secretaria de Agricultura liderada por Vianei Meoti, organizou um encontro com cerca de 80 agricultores para discutir um programa de incentivo à atividade de piscicultura. O evento foi realizado no Centro de Múltiplo Uso e contou com a presença do prefeito municipal Alcimar de Oliveira, O Kiko, do técnico do ministério da pesca Nilo Bortoli e da bióloga do Instituto Ibema de Consultoria e Assessoria Ambiental. O município de São Domingos está habilitado no Ministério da Pesca com recursos na ordem de R$ 343.000,00 para a construção e reforma de açudes.

 

Na oportunidade o representante do ministério Nilo Bortoli apresentou as diferentes políticas oferecidas pelo governo federal para estimular a cadeia produtiva de pescados na região.  “No programa de horas/máquinas São Domingos é um dos pioneiros, pois dois municípios no estado de Santa Catarina foram contemplados. Isso se deve ao esforço e dedicação do prefeito Kiko e de sua equipe”, salientou Nilo. Em uma parceria entre o Instituto Ibema e o Ministério da Pesca, além do incentivo com horas/maquinas, os agricultores não terão custos com a elaboração dos projetos ambientais. “Nossa equipe técnica está à disposição, sendo que o agricultor só terá custo com o pagamento de algumas taxas necessárias”, afirmou a bióloga do Ibema Silvana.   

 

Com recursos disponíveis para São Domingos serão reformados 100 açudes e construídos 20 novos tanques, beneficiando 120 famílias de agricultores familiares. Além disso, também está prevista a contratação de um técnico na área de psicultura para coordenar o programa e desenvolver oficinas de capacitação na atividade aos agricultores. Segundo o prefeito Kiko, o programa constitui mais uma alternativa para garantir renda e qualidade de vida no campo. “Queremos que os agricultores permaneçam no campo, mas com dignidade”, resumiu o prefeito Kiko. O programa será coordenado pela Secretaria de Agricultura, que deve estabelecer em breve os critérios para os agricultores interessados se habilitarem.

 

AI/Redação 24 Horas

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo