Notícias Regionais

Pinguins apareceram mortos em Arroio do Silva

Arroio do Silva – A Secretaria de Obras da Prefeitura de Balneário Arroio do Silva, com a devida autorização da Polícia Ambiental, recolheu na tarde de hoje, 28, 185 pinguins que apareceram mortos na orla do balneário. Os animais exalavam mau cheiro e foram retirados da beira mar com o auxilio de uma retroescavadeira.

A operação foi acompanhada pelo Secretário de Obras Lourenço Conti Neto. “Vários moradores já haviam ligado para a secretaria pedindo que a praia fosse limpa. Os animais foram encontrados entre a Plataforma de Pesca e Praia da Caçamba.  

Indignação

“Porque as autoridades competentes não mandam examinar para saber da causa mortis destes pingüins que apareceram mortos? Agora não tem nenhum cabo de rede de espera para matar os animais como eles alegam ao Ibama para que nós pescadores artesanais não tenhamos o direito de pescar”. A fala indignada é do presidente da Colônia de Pesca Z-24, Eneval Caetano, o Checo, assim que soube da grande mortandade de pingüins que apareceram no Arrroio do Silva.

O pescador luta com todas as forças para que a portaria 54, que proíbe a pesca com cabo de rede na costa do extremo sul seja revogada. “Tem famílias de pescadores passando fome, a safra da Tainha está indo, logo vem a da Corvina e nosso pessoal não pode colocar a rede e tirar o sustento do mar. O pior que nenhuma decisão política em nosso favor é tomada”, conclui.

Jorge Pimentel
ai/UNO

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo