Notícias Regionais

Pecuaristas dão salto de qualidade no rebanho da região

Urupema – Sicoob Crediserra fez a entrega de 24 touros reprodutores pelo quarto ano consecutivo, beneficiando pecuaristas dos municípios de Urupema, Painel e Bom Jardim da Serra.

Com intuito de fazer a pecuária dar um salto de qualidade na região, a Cooperativa Sicoob-SC/Crediserra realizou na última semana a entrega de 24 animais do programa melhoramento genético do rebanho de corte. O evento aconteceu no Parque de Exposições do CTG Nordeste Urupemense reunindo produtores dos 3 municípios beneficiados.

Estiveram presentes além dos associados inscritos no programa, o Presidente da Cooperativa, Antonio Carlos Muniz, o vice-presidente José Salvador, os conselheiros Sávio Arruda e Paulo Cavalheiro, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais Antonio Cesar Macedo, o vice-prefeito municipal Luiz Carlos Pagani de Arruda e o Dr. Leo de Assis, veterinário responsável pela seleção dos animais deste ano.

O programa foi criado em 2008 e até o momento já foram entregues 89 touros das raças Devon e Charolês puros de origem. Anualmente a partir de março a Cooperativa abre as inscrições para os produtores interessados e depois vai até as cabanhas e seleciona os animais para posterior entrega aos interessados.


O presidente da Cooperativa, Antonio Carlos Muniz, explicou que o programa está consolidado e também já é possível verificar a melhoria da qualidade do rebanho e consequentemente melhoria da renda do associado, razão principal do programa.

Os animais são repassados através de sorteio aos cooperados que pagam em 3 parcelas anuais com juros de 1% ao ano pra quem se enquadra no Pronaf ou 5,5% ao ano pra quem não se enquadra.

Cabe lembrar que todos os animais são provenientes de cabanhas idôneas e são acompanhados de todos os exames e registro na associação dos criadores.

Dentro desse contexto, é fundamental que nossos produtores tenham consciência que para se obter índices produtivos satisfatórios e permanecer competitivo em um mercado cada vez mais exigente é necessário investimento em melhoramento animal, lembrou o presidente.


Marília Oliveira
ai/UNOPress

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios