Notícias Regionais

Exposição Passagens da História no Parque Unipraias em Balneário Camboriú

Balneário Camboriú – A Fundação Cultural de Balneário Camboriú, através do Arquivo Histórico realiza a exposição “Passagens da História”, no Parque Unipraias. A exposição conta com 12 imagens que retratam a história de Balneário Camboriú, entre as décadas de 1940 e 1980. Algumas fotografias mostram locais e acontecimentos que hoje estão guardados apenas na memória das pessoas que vivenciaram esse período, registrando a história. Outras mostram o desenvolvimento de uma cidade que hoje é a “Capital Catarinense do Turismo”.

Durante a exposição, as pessoas que estiverem com o bluetooth de seus celulares ligados, poderão levar um pouco dessa história para casa em seus dispositivos, uma alternativa ecológica e socialmente responsável, criada da parceria entre o Arquivo Histório e Markblue,uma empresa especializada no ramo. A Mostra Fotográfica acontece entre o período de 05/02 a 28/02/2009, das 9 às 18h, na Praça de Alimentação do Parque Unipraias (Avenida Atlântica, n° 6006 – Barra Sul). A entrada é gratuita.

Para o superintendente da Fundação de Cultural, Eduardo Meneguelli, a exposição é uma oportunidade dos turistas que visitam o Parque Unipraias, conhecerem a história da cidade. Entusiasta das novas tecnologias, o prefeito Edson Piriquito diz que levando informações nos seus celulares, os turistas poderão levar para outras pessoas em seus locais de origem, um pouco da história de Balneário Camboriú.

Parceira traz tecnologia do “Bluetooth Marketing”


Empresa pioneira em Santa Catarina, a MarkBlue desenvolve publicidade consciente, com requinte e bom gosto, para colocar marcar em evidência. Tecnologia e informação precisam ser bem elaboradas, para se tornar um diferencial dentre as tantas opções apresentadas aos mais diferentes públicos consumidores. Neste caminho de inovação é que nasceu o bluetooth markenting, uma forma de comunicação sem fio que envia arquivos de textos, multimídia, papéis de parede, toques, música mp3, mensagens, games e até vídeos para aparelhos celulares, PDA’s, Smartphones, computadores e Pager até 100m de distância do aparelho emissor.

Para que a comunicação tenha boa receptividade são posicionados um lembrete visual (banner, terminal ou telão), ou pessoal treinado para ensinar a receber o conteúdo e apresentar a marca da empresa. Essa tecnologia se encontra em pontos estratégicos, chamadas de Blue Zones, que ficam geralmente em shopping, supermercados, bares, restaurantes, casas noturnas,exposições, eventos, SPA, academias, entre outros. Esta tecnologia provoca compras por impulso, leva a marca até próximo ao consumidor, uma forma de reconhecimento imediato da marca.

Na região a empresa MarkBlue tem desenvolvido esta tecnologia também como forma de consciência ambiental, já que é uma distribuição limpa,  sem utilização de papel, tinta ou plásticos. Demonstra que a marca está conectada ao que tem de mais moderno, uma forma inovadora de chamar a atenção também com requinte e bom gosto. Papéis de parede bem elaborados, músicas de qualidade podem ficar guardados na memória do celular e é claro, tornar positiva a opinião do consumidor perante a empresa que apresentou esta nova forma de marketing.
 
www.markblue.com.br
 
Arquivo Histórico de Balneário Camboriú

O Arquivo Histórico de Balneário Camboriú foi inaugurado em 20 de julho de 1992. Sua criação foi aprovada pela Câmara Municipal de Vereadores em 29 de novembro de 1993, através da Lei n° 1.293. Atualmente, o órgão integra a estrutura da Fundação Cultural de Balneário Camboriú.  O setor é responsável pela gestão, guarda, preservação e divulgação do patrimônio histórico e documental que serve de base para o conhecimento da história de Balneário Camboriú. Seu acervo é composto por documentos textuais, fotografias, jornais, mapas, documentários, entre outros registros.


O setor presta diversos serviços à comunidade, como: atendimento de pesquisas e consultas; atendimento de turmas e exibição de documentários, mediante agendamento prévio; realização de exposições itinerantes; realização de palestras em escolas e locais públicos e privados; entre outros. Também desenvolve pesquisas e projetos com o objetivo de resgatar a memória e a identidade do município. O Arquivo Histórico também produz o Informativo “Memória, Patrimônio e Informação”, a Revista “O Arquivinho” e o Programa “Giro Cultural”, estabelecendo, assim, um meio de comunicação com a comunidade.

O Arquivo Histórico de Balneário Camboriú está localizado na 3ª Avenida, esquina com a Rua 2.500, Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e no sábado, das 9h às 12h.
 
Informações e Contato
 
Arquivo Histórico de Balneário Camboriú
Coordenadoria de Memória, Patrimônio e Informação
Fonte: Marlon Iron da Silva – coordenador

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios