Taió – Cinco das sete comportas da Barragem Oeste (Taió) estão abertas desde as 16h30min dessa segunda-feira (31). A medida foi tomada para evitar o alagamento de localidades do município à noite. Participaram da renião, no início da tarde dessa segunda em Taió, engenheiros do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) e representantes da Secretaria de Desenvolvimento Regional, Defesa Civil, Prefeitura e Câmara de Vereadores, informou o presidente do órgão, Paulo Meller.
A primeira comporta foi liberada à meia-noite dessa segunda; outra às 10 horas; duas delas às 14 horas e a última às 16h30min. “Estamos intercalando entre pares e ímpares para evitar o aumento brusco da pressão de água no Rio Itajaí do Oeste”, explicou o gerente de Obras Hidráulicas e de Barragens do Deinfra, Guilherme Bressiani.
“Apesar do quadro de alerta, ele é animador”, disse Bressiani. Às 7 horas, o nível da barragem atingiu a marca de 19 metros e o do rio, 8m66cm; às 16 horas, mesmo com quatro comportas abertas, a barragem chegou a 20m50cm e o rio, baixou para 8m30cm.
“O Rio Itajaí do Oeste apresenta boa vazão e isso está colaborando para evitar o agravamento da situação”, comentou Bressiani. O nível crítico do Rio Itajaí do Oeste é de nove metros. Da barragem, 21 metros.
SC-401
A terceira pista da ponte sobre o Rio da Palha, na SC-401, junto ao viaduto de acesso à praia de Ingleses, foi reaberta na tarde dessa segunda. Ela foi fechada depois do surgimento de uma cratera numa de suas cabeceiras, em decorrência da chuva do final de semana retrasado.
A Operação Tapa-buracos será retomada na SC-401 na manhã dessa terça-feira (1), no sentido praias-centro de Florianópolis. Inicialmente, o trabalho estava previsto para essa segunda, mas a recuperação emergencial de outras rodovias no interior da Ilha de Santa Catarina impediu a retomada da operação. A Operaçã Tapa-buracos começou na quarta-feira passada, no sentido centro-praias.