Notícias Gerais

O que você posta no Facebook revela sua personalidade

As postagens que vemos no facebook vão desde fanfarrices a gritos desesperados por atenção e outros são insuportáveis de ler. No entanto, milhões de nós postam atualizações nas redes sociais quase todo dia para não dizer toda hora.

Um estudo recente mostra que um perfil de uma pessoa no facebook diz muito sobre a sua personalidade. As mensagens ou postagens podem revelar se a pessoa é narcisista ou uma pessoa neurótica, e dá pra saber quando a auto-estima delas está baixa, dizem os pesquisadores. Escrever sobre seu companheiro, por exemplo, pode ser um sinal de baixa estima.

O estudo foi realizado pela Universidade de Brunel a partir de pesquisas on-line preenchidas pelos usuários do facebook.

A pesquisa foi voltada para os traços de personalidade : extroversão, franqueza, afabilidade, neuroticismo e consciência, bem como a auto-estima e narcisismo. Os cientistas descobriram que os usuários tendem a postar atualizações em linha com os seus traços de personalidade.

A pesquisa descobriu que pessoas que marcaram alto grau de neuroticismo procuram a aprovação dos usuários online que não conseguem encontrar offline, ou seja, no círculo, mais próximo e do dia a dia.

Quando recebem “curtidas” e comentários tendem a experimentar os benefícios da inclusão social, ao passo que aqueles que não recebem nenhuma curtida ou poucas, sentem-se esquecidas ou no ostracismo.

Os extrovertidos tiram vantagem do Facebook como uma ferramenta para o engajamento social eles criam status baseados em atividades sociais, os narcisistas postam sobre suas conquistas, e as pessoas mais conscientes consciência escrevem sobre seus filhos, concluiu o estudo. Os concientes são menos motivados por “curtidas” e são mais motivados pela interação com os outros.

Dr. Tara Marshall, da Universidade de Brunel, disse que o estudo foi significativo. “Não foi surpresa que as atualizações de status do Facebook refletem os traços de personalidade das pessoas”, disse.

No entanto, é importante entender porque as pessoas escrevem sobre determinados temas no Facebook.

Pessoas Narcisistas

Os narcisistas atualizam sobre as suas realizações, dieta e exercício, que procuram atenção e afirmação
Eles buscam atenção e afirmação que é medido através do maior número possível de curtidas.

Atualizações sobre realizações recebem mais “curtidas”, incentivando este tipo de personalidade a escrever mais mensagens com temática de realização.
 
Pessoas Abertas, Curiosas e Criativas

Pessoas Abertas, Curiosas e Criativas postam sobre convicções políticas e temas intelectuais, que procuram partilhar, seu intuíto é a interação social das informações. Postam principalmente sobre suas c​onvicções.

Estas pessoas procuram menos interação social e maior compartilhamento de informação, os motivos propíciam à partilha de informação impessoal, como eventos e pesquisas atuais.

Pessoas Conscientes

Usuários Conscientes raramente postam pois estão cientes de como os outros recebem suas atualizações. Quando o fazem um post, é na maioria das vezes com seus filhos.

Pessoas com Baixa Estima

Pessoas com baixa auto-estima postam frequentemente sobre seus parceiros românticos (namorado, marido ou noivo), para acabar com as inseguranças e demonstrar que o seu relacionamento está indo bem.
Estes posts recebem menos “curtidas” e fazem este usuário parecer menos simpático.

Os pesquisadores sugeriram fazer outros estudos para saber como os amigos do Facebook reagem a estas atualizações, tanto na vida real e na vida online.

Mauro Queiroz/UNOPress
Fonte:
DailyMail.co.uk
Mirror.co.uk

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo