Medicina e Saúde

O que é câncer de pulmão?

Como todos os outros tecidos e órgãos do corpo, o pulmão é composto por células. Normalmente, estas células se dividem e se reproduzem de forma ordenada e controlada.Quando ocorre uma disfunção celular que altera esse processo de divisão, a reprodução celular acontece de forma desordenada, resultando numa lesão tumoral, ou seja, num câncer de pulmão.

Incidência

O câncer de pulmão é o que mais acomete pessoas em todo mundo, com 1,3 milhão de novos casos diagnosticados a cada ano.

Três mil pessoas morrem todos os dias no mundo vítimas do câncer de pulmão. Para se ter uma idéia, isso significa que a cada 30 segundos uma pessoa morre em virtude da doença.

No Brasil, segundo dados do INCa – Instituto Nacional do Câncer -, mais de 27 mil novos casos foram diagnosticados em 2008.

Apesar dos números alarmantes, o câncer de pulmão não significa uma sentença de morte. Novos tratamentos, cada vez mais eficazes, são desenvolvidos a todo momento com o intuito de proporcionar maior sobrevida e qualidade de vida aos pacientes portadores da doença.

Prevenção

O tabagismo é a principal causa de cerca de 80% dos casos de câncer de pulmão.

Sintomas

Os tumores normalmente provocam sintomas como tosse, sibilos, estridor (ronco), dor no tórax, escarros hemópticos (escarro com raias de sangue), perda de apetite e de peso, redução da capacidade física, dispnéia (falta de ar), e crises freqüentes de bronquite e pneumonia.

Diagnóstico

A maneira mais fácil de se diagnosticar o câncer de pulmão é por meio de um raio-X torácico complementado por uma tomografia computadorizada.

Tratamentos

O tratamento do câncer de pulmão consiste em:

Cirurgia
Quimioterapia intravenosa
Terapia oral contra o câncer
Radioterapia
Uso de medicamentos do tipo anticorpos monoclonais 
 
ai/UNO

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo