Notícias Regionais

O primeiro festival de Carlito como prefeito

Joinville – Em seu primeiro Festival de Dança como prefeito de Joinville, Carlito Merss discursou com emoção na Noite de Abertura da 27ª edição do evento, nesta quarta-feira (15), no Centreventos Cau Hansen. "Estou realmente muito emocionado, aqui no palco, para a abertura deste que é um grande espetáculo da dança. Tenho orgulho por Joinville proporcionar este festival, e parabenizo toda a organização, toda a equipe e todas as
pessoas que fizeram deste sonho uma realidade", enfatizou.

Carlito destacou dois professores que, em 1983, idealizaram a primeira edição do festival: Carlos Tafur e Albertina Tuma. "É sempre bom olhar o passado para valorizarmos nosso presente", disse.

O prefeito também destacou que, nestes 27 anos, a dança foi tomando corpo, foi às ruas e a lugares públicos e privados. "A dança deve ser proporcionada para toda sua gente e é isso que vamos vivenciar a cada dia, junto com a Fundação Cultural e o Instituto Festival de Dança. A cidade vai dançar ainda muito mais – e o ano todo", enfatizou.

Nesta quinta-feira (16), o prefeito visita o palco aberto do festival que vai funcionar na praça Nereu Ramos, no centro da cidade. A visita será das 13h30 às 14h30.

A Noite de Abertura contou ainda com a presença do governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, e teve como atração o hip hop. A programação começou com a companhia brasileira Discípulos do Ritmo, criada e dirigida por Frank Ejara, que apresentou o empolgante espetáculo Geometronomics, do coreógrafo alemão Niels "Storm" Robitzky.

Em seguida subiu ao palco a companhia francesa S´Poart, que veio ao Brasil especialmente para a abertura do Festival. Indicada pela Bienal de Lyon, a S´Poart apresentou o espetáculo In Vivo, do coreógrafo francês Mickaël Le Mer, que por meio da dança traça um paralelo entre a trajetória da companhia e a da humanidade.

Até o dia 25 de julho, aproximadamente 5 mil bailarinos do Brasil e do exterior, coreógrafos, professores e pesquisadores da dança passarão por Joinville. Um público estimado em 230 mil pessoas deve acompanhar os espetáculos no Centreventos Cau Hansen e nos palcos alternativos. O evento transforma Joinville na capital nacional da dança.

Nesta quinta-feira começa a Mostra Competitiva do Festival. Às 19 horas, sobem ao palco do Centreventos Cau Hansen competidores nas modalidades Balé Clássico de Repertório e Dança Contemporânea.Outras informações e programação no site www.festivaldadanca.com.br.

Fonte: Assessoría de Imprensa

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo