Notícias Regionais

O grupo “A Corda em Si” se apresenta em Brusque

Brusque – O Centro Cultural Azambuja promove no dia 16 de setembro, quarta-feira, `as 20h e 20min, no Museu Arquidiocesano Dom Joaquim, em Brusque, a apresentação do grupo musical “A Corda em Si”.

Com uma formação instrumental raramente encontrada, contrabaixo acústico – Mateus Costa e voz – Fernanda Rosa, o duo apresenta releituras das canções brasileiras, incluindo a de compositores locais, com arranjos próprios. A sonoridade é bastante peculiar: dois instrumentos distintos, um extremamente grave, e outro agudo, distantes muitas vezes por duas a três oitavas, que precisam em total sintonia para que a música aconteça.

A partir da combinação destes dois instrumentos surgem duas linhas independentes que dialogam e se complementam. Este produto musical “bimelódico” resulta numa sonoridade que o preenchimento não é o mais importante. Nesta fusão sonora opta-se pelo não uso constante de acordes, que é a execução de três ou mais notas simultâneas.

A apresentação no dia 16 deve ter aproximadamente 1 hora de duração, e recebe o nome de “O Som do Vazio”. No repertório da dupla, estão canções de autores contemporâneos como: valsinha – Chico Buarque e Vinicius de Moraes, Beatriz – Chico Buarque e Edu Lobo, Ponta de Areia – Milton Nascimento e Fernando Brant, Kid Cavaquinho – João Bosco e Aldir Blanc, São Francisco – Vinicius de Moraes e Paulo Soledade, Nesta Rua – Domínio Público, Béradêro – Chico César, O Trenzinho do Caipira – Heitor Villa-Lobos e Ferreira Gullart, Chovendo na Roseira – Tom Jobim, Jóia – Caetano Veloso, Toada – Zé Renato, Cláudio Nucci e Juca Filho, Canto do Pagé – Villa Lobos.
Os ingressos para o recital devem ser retirados com antecedência na secretaria do Museu Arquidiocesano Dom Joaquim

Os Músicos:

Fernanda Rosa – Voz e Arranjos

A cantora Fernanda Rosa desde 2003 realiza apresentações em bares e restaurantes de Florianópolis. Atualmente cursa a graduação em música na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), e estuda técnica vocal com a professora Samira Hassan. Também atua como professora de canto e freqüentemente participa de cursos e workshops em festivais de música. Em 2006 gravou sete faixas do cd “Lenga la lenga – jogos de corpos e mãos”, coordenado pelos professores Sergio Freitas e Viviane Beineke, cd que esteve entre os três finalistas do Prêmio Tim de Música – categoria Música Infantil. Em 2008 recebeu o terceiro lugar como melhor intérprete de canções brasileiras, na categoria Canção Nacional, no Festival da Canção, em Timbó.

 Mateus Costa – Contrabaixo Acústico e Arranjos
 
Graduado em Licenciatura em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). É instrumentista e arranjador em diferentes estilos musicais, desde 1989. Participou de corais com Carlos Lucas Besen (CEFET – SC, 1991-1998), e Rute Gebler (UDESC, 1983). Foi arranjador e regente do grupo Urubá (Madrigal e Banda, 1996-1999). Integrou a Orquestra Sinfônica do Estado de Santa Catarina (OSSCA) e o quinteto de cordas da OSSCA (1996-1999). Participou da Orquestra Municipal de Florianópolis (1998), da Camerata Florianópolis (1999), e da Orquestra da Câmara do IMCARTI – Instituto de Música, Canto e Arte de Itajaí (1997). Deu aulas de musicalização infantil para crianças de zero à três anos de idade, no Berçário Arcângelo (1997-2004). Estudou contrabaixo com Maria Helena Salomão e Gustavo Fontes. Participou de gravações com compositores e de grupos locais como Cravo da Terra, Silvio Mansani, Neno Miranda e Lagusta lá Guê.

ai/UNOPress

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo