Notícias Regionais

Defesa Civil em Brusque ganha força com voluntariado

Brusque – Em caso de algum desastre nada melhor que alguém que esteja perto para ajudar, um vizinho por exemplo. Esse é o princípio do NUDEC – Núcleo de Defesa Civil. Ele é formado por um grupo comunitário organizado em um distrito, bairro, rua, edifício, associação comunitária, entidade, entre outros, que participa de atividades de defesa civil como voluntário. A instalação do NUDEC é prioritária em áreas de risco de desastres e tem por objetivo organizar e preparar a comunidade local a dar a pronta resposta aos desastres.

Mas para que o trabalho funcione é preciso o envolvimento da comunidade. A técnica em Defesa Civil da Prefeitura de Brusque, Renate Klein, explica que o o funcionamento do núcleo depende da participação popular voluntária. “Primeiramente o convite foi feito nas reuniões do Orçamento Participativo, depois foi montado um cronograma de atividades, com os interessados. A partir disso, foram feitas as atividades de capacitação.

As atividades

O programa de treinamento para os membros do NUDEC depende de cada localidade. Da necessidade que o local tem nas situações de risco. Durante as reuniões, a equipe da Defesa Civil passa orientações de como proceder em casos de emergência ou catástrofes como a de novembro de 2008, por exemplo. “Orientamos que no caso de deslizamento o morador deve sair sem exitar, de preferência sem olhar para trás, para evitar que o indivíduo volte para buscar algum imóvel e acabe não conseguindo sair daquela situação”, explicou Renati, exemplificando o tipo de orientações repassadas aos participantes. Informações sobre prevenção também são repassadas aos partcipantes. Além disso, todos são treinados para prestar auxílio em caso de desastres. Segundo o Diretor da Defesa Civil de Brusque, Eliseu Muller, o NUDEC é o olho da Defesa Civil na localidade, é o primeiro ponto de apoio.


A Capacitação

O tempo de capacitação depende da comunidade, das necessidades que o local tem e da vontade dos voluntário, pois eles que decidem a quantidade de aulas que vão ter, mas o conteúdo básico é o seguinte:

● Sistema nacional de Defesa Civil
● Política nacional de Defesa Civil
● Planejamento em Defesa Civil
● Conceito sobre o que é desastres
● Preparação para emergências em desastres
● Repostas aos desastres
● Reconstrução

Todos que querem conhecer, participar ou ter aulas sobre Defesa Civil, entrar ou participar dos NUDEC’ s podem procurar a Defesa Civil de Brusque pelo telefone 47-3396-7413.


ai/UNOPress

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios