Notícias Regionais

Nova proposta curricular da Educação Infantil Municipal de Videira

Videira – Com o objetivo de melhorar a qualidade da educação em Videira, a Secretaria Municipal de Educação trabalha na confecção de uma nova proposta curricular da Educação Infantil. Durante toda a quarta-feira (18), representantes dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) e a equipe da Educação Infantil da Secretaria de Educação estiveram reunidos para debater sobre as diretrizes que nortearão o novo currículo.  

De acordo com a secretária da pasta – Roberta Martinez, desde o ano passado, vários encontros foram realizados para debater o tema, em parceria com a Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp). “Todos os municípios que compõe a Amarp optaram por rever a sua proposta curricular da Educação Infantil, pois atualmente seguimos a proposta nacional, porém, entendemos que cada município tem as suas singularidades e isso deve ser privilegiado no currículo”, explicou. Ela disse ainda que a Amarp prestou assessoramento com orientação da professora Claudia Maria da Cruz que é assistente em Política Pública da Educação e Consultora do Ministério da Educação para assuntos de Educação Infantil.   

O novo currículo influenciará diretamente o processo de ensino-aprendizagem das crianças, uma vez que ele orientará todas as ações que envolvem a educação infantil. “Se, por um acaso houver mudança de professores, orientadores ou até mesmo de governo, o currículo continuará sendo seguido, e dessa forma, não implicará em prejuízo na vida escolar das crianças”, pontou coordenadora geral dos Cemeis – Valdenice Schneider. Durante todo o processo de construção das diretrizes, buscou-se a participação das pessoas envolvidas com a educação infantil no município. Nesse sentido, as representantes dos Cemeis atuaram como multiplicadoras da informação, ou seja, elas participavam dos encontros, levavam o conteúdo para ser discutido com os colegas, trazendo para a realidade local, e, se fosse preciso, retornavam com as alterações necessárias. Durante todo o processo, foram priorizadas as diretrizes e ações com reais condições de serem aplicadas.

A Secretaria Municipal de Educação espera que a nova proposta curricular da Educação Infantil seja implantada ainda esse ano, contudo, assim como qualquer outro documento oficial, terá que passar por todos os trâmites legais, incluindo a aprovação da Câmara de Vereadores. “Futuramente, também em parceria com a Amarp, nós queremos fazer a proposta curricular do ensino fundamental e da educação especial”, ressaltou Roberta. Já para o prefeito de Videira – Wilmar Carelli, esse é um momento primordial para a Educação Infantil de Videira. “Profissionais qualificados estão analisando e refletindo a situação exclusiva das crianças, buscando o desenvolvimento infantil e o aprimoramento das práticas pedagógicas”.

Foto © Pedro Schaitel
Silvia Palma
ai/UNOPress

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo