Notícias Gerais

No sul e parte do nordeste e norte do país a semana começa com chuvas

Áreas de instabilidade propagam-se pela Região Sul, onde causam chuvas isoladas e com baixo acumulado no Rio Grande do Sul, norte de Santa Catarina e leste do Paraná. Segundo os meteorologistas da Somar, as chuvas serão mais intensas apenas no extremo sul e no norte e noroeste do Rio Grande do Sul, onde o acumulado poderá chegar a 30mm em 24 horas. Após o frio da manhã, as temperaturas atingem entre 20°C e 23°C durante a tarde na maior parte da Região.

No Sudeste e Centro-Oeste, uma grande massa de ar seco garante uma segunda-feira com tempo firme na maior parte das duas Regiões. Apenas no extremo sul de São Paulo e extremo norte do Espírito Santo há previsão de chuvas fracas e isoladas. Mesmo com o tempo seco, faz frio na maior parte de Minas Gerais e interior dos Estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, com máxima de apenas 20°C nos três Estados. Em São Paulo, a sensação térmica será mais agradável. Já em todo o Centro-Oeste, faz muito calor, com máxima próxima de 35°C em boa parte de Mato Grosso e noroeste de Mato Grosso do Sul, em torno dos 30°C em Goiás e dos 26°C no Distrito Federal. Além do calor, a umidade relativa do ar continua muito baixa na maior parte do Centro-Oeste.

No Nordeste, áreas de instabilidade conhecidas por Ondas de Leste ganham muita força nesta segunda-feira e avançam interior adentro, provocando chuvas em todo o Rio Grande do Norte e Paraíba.

Além disso, chove ao longo do litoral e zona da mata da Bahia, Sergipe e Alagoas, no leste e litoral do Ceará e na costa do Piauí e do Maranhão. Esperam-se chuvas fortes, com acumulado de mais de 30mm em 24 horas, e transtornos no leste e sul do Rio Grande do Norte, centro e leste da Paraíba e costa norte de Pernambuco. Nas demais áreas, as chuvas serão mais fracas. Na maior parte do interior da Região, o tempo permanece seco, com sol entre nuvens. Faz calor entre o Piauí e o Maranhão, com máxima de quase 35°C. Já no sul da Bahia e entre o leste do Ceará e o Estado de Alagoas, por conta das chuvas e da grande quantidade de nuvens, a sensação será de frio, com máxima entre 20°C e 23°C.

Áreas de instabilidade também propagam-se pela Região Norte, onde causam pancadas de chuva e trovoadas no Acre, oeste, centro e norte do Amazonas, Roraima, norte do Pará e Amapá, porém não há previsão de grandes acumulados. Entre o Tocantins, leste do Amazonas e Rondônia, o tempo permanece seco e ensolarado. Mesmo com as pancadas de chuva faz calor em toda a Região e a máxima chega a quase 35°C em várias localidades.

ai/UNO

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo