Notícias Gerais

No sul do país ventos pondem chegar em até 100 km/h

A semana começa com tempo seco e sol entre nuvens em boa parte da Região Sul. Segundo os meteorologistas da Somar, as chuvas fracas e isoladas atingem apenas o oeste do Rio Grande do Sul, por conta da chegada de uma nova frente fria, e o litoral norte de Santa Catarina e do Paraná, por conta dos ventos úmidos que sopram do mar. Além disso, o dia segue frio em boa parte dos três Estados e a máxima não passa dos 20°C. Nesta terça-feira, a frente fria avança rapidamente pela Região e provoca pancadas de chuva e trovoadas no sudoeste do Paraná, oeste de Santa Catarina e em boa parte do Rio Grande do Sul. Apesar do baixo acumulado, alertam-se para ventos intensos, com mais de 100km/h no Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina e do Paraná. Além dos ventos, há possibilidade de queda de granizo no oeste gaúcho. Por conta dos fortes ventos que sopram de norte, a temperatura dispara e chega a 25°C no leste e centro do Rio Grande do Sul e no noroeste do Paraná e a 22°C no oeste de Santa Catarina.

Na quarta-feira (22) a frente fria provoca chuvas generalizadas na maior parte do Paraná e de Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul. Mais uma vez, esperam-se ventos de mais de 100km/h no oeste do Paraná, no oeste e sul de Santa Catarina e no nordeste do Rio Grande do Sul. A temperatura máxima volta a cair e não passa dos 10°C no norte do Rio Grande do Sul e meio oeste de Santa Catarina. Apenas no leste e norte do Paraná, ainda faz calor, com máxima de mais de 26°C em algumas localidades. Na quinta-feira (23) a previsão é de chuvas generalizadas no centro e norte de Santa Catarina e em boa parte do Paraná. A temperatura mínima despenca e varia entre 0°C e 2°C no centro, oeste e sul do Rio Grande do Sul, onde há previsão de geadas. A máxima também continua caindo e não passa dos 10°C no oeste e sul do Paraná e centro de Santa Catarina.

Na sexta-feira (24) a frente fria causa chuvas mais fracas no centro, leste e norte do Paraná e norte de Santa Catarina. O frio aumenta ainda mais e esperam-se mínimas negativas e geadas amplas no interior do Rio Grande do Sul e centro de Santa Catarina. No sul e sudoeste do Paraná, a mínima varia entre 0°C e 2°C, também com formação de geadas. A máxima não passa dos 7°C no sul e norte do Rio Grande do Sul e Serra de Santa Catarina e dos 10°C no leste, sul e sudoeste do Paraná. Os modelos de previsão indicam que o frio será ainda mais intenso no sábado (25) e a mínima chega a valor inferior a -4°C na serra do Rio Grande do Sul, -1°C e -3°C no interior gaúcho e em boa parte de Santa Catarina e entre 0°C e 3°C no oeste e sul do Paraná, com geadas amplas em todas as localidades citadas. A máxima também permanece baixa e não deverá passar dos 10°C em boa parte dos três Estados da Região.

ai/UNO

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo