Notícias Regionais

Museu do Vinho em VIdeira estreita os laços entre o museu e a escola

Videira – Os professores da Escola Estadual Adelina Régis pensando em atividades que contemplem o meio cultural e social, em que seus alunos estão inseridos, criaram em parceria com a Secretaria de Turismo e Cultura de Videira, por meio do Museu do Vinho Mário de Pellegrin, para realizar o projeto “Semeando Memórias: o museu e a escola”. A iniciativa tem o objetivo de estreitar os laços entre o museu e a escola, fazendo com que o aluno encontre no espaço de cunho histórico uma fonte permanente de aprendizagem.

A primeira fase do projeto aconteceu na última segunda-feira (12), quando a coordenadora do Museu do Vinho e museóloga – Caroline Martello, esteve na Escola Adelina Régis para uma conversa com quase 200 jovens do 1º e 3º anos do ensino médio, apresentando e discutindo alguns conceitos e temas inerentes ao projeto.  Já na terça-feira (13) a segunda fase foi desencadeada através das visitas mediadas pelos próprios alunos, que o restante do grupo pelo Museu do Vinho.

De acordo com Caroline ao desencadear o projeto os organizadores perceberam que a grande maioria dos jovens ainda não havia visitado o museu. “Com certeza esse projeto vai aproximar esses jovens da história e da cultura retratada em cada objeto do Museu do Vinho, além de sensibilizá-los ao olhar esse patrimônio histórico de nossa cidade”.

O projeto “Semeando Memórias: o museu e a escola” será desenvolvido durante todo o ano. O  resultado final será visto em uma exposição, na qual os próprios alunos serão os pesquisadores e curadores.


Silvia Palma
Fotos: Museu do Vinho
ai/UNO

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios