Notícias Regionais

Motociclistas em campanhas educativas

Blumenau – Durante todo o mês de julho o Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes (Seterb), promoverá uma série de palestras e ações educativas voltadas para os motociclistas de Blumenau. A programação inicia nesta quarta-feira (01/07), na Escola de Educação Básica Adolpho Konder, às 18h30min, com palestras sobre pilotagem, leis de trânsito e sorteio de brindes.

Ao todo, oito educandários e uma empresa de Blumenau conhecem as atividades desenvolvidas pelos profissionais da Escola Pública de Trânsito. O público estimado nestas ações é de 2.100 motociclistas. Os trabalhos começaram ainda no mês de maio, quando estruturamos o projeto. E escolhemos os alunos do período noturno justamente por grande parte deste público fazer uso da moto como meio de transporte, lembra gerente Escola Pública de Trânsito, Delcio César Dallagnollo. Participam das palestras do Seterb, como parceiros, as empresas Regata e Breitkopf motos e Savel veículos.

Para encerrar a programação especial de julho, voltada para o motociclista, no dia 26 a autarquia promove, juntamente com a igreja católica, uma missa e carreata, que contará com a participação do padre João Bachmann. Neste dia a programação inicia às 9h, na igreja matriz Catedral São Paulo Apóstolo, e segue até às 17h no Parque Vila Germânica, ponto de chegada da carreta. No Parque também será montada a pista segura, que dá dicas aos motociclistas de como agir e pilotar em situações adversas.

Projeto Mês do Motociclista:

No dia 27 de julho é comemorado o dia nacional do motociclista. O Seterb, por meio da Escola Pública de Trânsito, está desenvolvendo esta ação com o intuito de reduzir o número de acidentes de trânsito envolvendo motos. Hoje, a frota de veículos de Blumenau é de 181.630. Deste total, 31.072 são motocicletas emplacadas no município.

Mesmo representado menos de 20% do total da frota blumenauense, as motocicletas foram responsáveis, em 2008, por 31% (2.180) dos acidentes ocorridos no município. Período que a cidade registro pouco mais de 7 mil acidentes de trânsito. Os números são mais alarmantes quando observados as estatísticas de mortes. No ano passado, faleceram 25 motociclistas. O que representa 65% do total de óbitos registrados (39). Automóveis e caminhões somaram, juntos, 5 fatalidades (13%) e pedestres 9 (23%) mortes no trânsito.

Em 2009, o quadro se repete. Nos cinco primeiros meses do ano foram contabilizados 1.866 acidentes de trânsito em Blumenau, 32% (607) envolveram motos e 67% (1.259) outros veículos. Até o final de maio, o município registrou 18 óbitos no trânsito, 11 (61%) motociclistas morreram, 6 pessoas faleceram em acidentes com automóveis e pedestres, 3 (16,6%) em cada categoria e um ciclista também perdeu a vida (5,5%).

Fonte:Fonte: Delcio César Dallagnollo, gerente da Escola Pública de Trânsito
Repórter: Tarciso Souza

 

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo