Notícias Regionais

Ministério do Turismo recebe proposta para investimentos em Joinville


 
Joinville – Após dois dias de imersão em diversas regiões catarinenses, o Ministro do Turismo, Vinicius Lages, esteve em Joinville para conhecer a cidade e, também, para prestigiar o 32º Festival de Dança.

No final da tarde de sábado (2/8), o prefeito Udo Döhler, o presidente da Fundação Turística, Raulino Esbiteskoski, representantes do trade turístico e autoridades da região, receberam o ministro, no Centro de Convenções da Expoville, e apresentaram proposta para estruturação turística do Sambaqui Guaíra, com apoio do Ministério do Turismo.

A posição de destaque que Joinville ocupa na questão arqueológica, a já existente estrutura responsável pela manutenção dos sítios de sambaquis, a possibilidade de melhor explorar o potencial arqueológico desses espaços, bem como a existência de 150 sítios arqueológicos na região da Baía da Babitonga, com datações que variam de 800 a seis mil anos atrás, foram os principais aspectos destacados no documento que pleiteia investimentos do Ministério do Turismo, no valor de R$ 1,7 milhão.

Além da proposta de estruturação turística do Sambaqui Guaíra, também foi ressaltada ao ministro Vinicius Lages a importância de Joinville ser reconhecida, pelo MTur, como destino turístico indutor, classificação que coloca a cidade no foco das políticas de desenvolvimento turístico do governo federal.


De acordo com o prefeito Udo Döhler, Joinville é indutora do desenvolvimento econômico, social e turístico da região. Além da economia centrada em importantes setores industriais, a cidade é privilegiada com outras referências.

“Abrigamos dois terços intactos da Serra do Mar, e a Baía da Babitonga. Somos referência internacional com o Festival de Dança, o maior do mundo em quantidade e qualidade; realizamos festas tradicionais, como a Festa das Flores; contamos com equipamentos estruturados, como o Centro de Convenções da Expoville; nossa rede hoteleira deve ganhar três novos hotéis nos próximos meses; temos o maior sítio arqueológico de sambaqui do país. Joinville está preparada para oferecer turismo de qualidade a turistas brasileiros e estrangeiros”, declarou o prefeito.

Entusiasmado com as opções consolidadas e, também, com as oportunidades existentes para o desenvolvimento turístico de Joinville e região, Vinicius Lages reforçou a possibilidade de a cidade se tornar um destino turístico indutor.“Joinville possui um tecido industrial forte, que dá condições à cidade de se conectar com o mundo. É uma vantagem que já favorece a região a partir para uma sofisticada economia turística, ajudando a impulsionar o desenvolvimento do turismo nacional”, afirmou Lages.

O ministro destacou, ainda, a importância de integração entre todos os municípios de uma região, buscando o crescimento conjunto. Para tanto, salientou a necessidade da profissionalização do setor, com o uso de recursos como tecnologia, capacitação dos agentes envolvidos, transformação da matéria prima de uma região em produto turístico, além da estruturação e comercialização de roteiros e destinos.


Para o presidente da Fundação Turística, Raulino Esbiteskoski, a visita do ministro Vinícus Lages pode representar um novo impulso ao desenvolvimento do turismo da região. “Foi uma oportunidade de mostrarmos ao governo federal o nosso potencial e a importância que Joinville exerce sobre toda a região. Ser reconhecida como destino turístico indutor certamente trará à cidade e municípios vizinhos mais recursos para investimentos em ações estratégicas”, conclui.

Informações adicionais
Diego Rosa
ai/UNO

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios