Notícias Gerais

Micro e pequenas empresas de Joinville querem o mercado externo

Joinville – Vinte e duas micro e pequenas empresas de Joinville interessadas em colocar seus produtos no mercado internacional se reuniram pela primeira vez com o Comitê Gestor do Projeto 1ª Exportação, nesta quarta-feira (1º/9), na Sala do Colegiado da Prefeitura de Joinville. Foi uma oportunidade das empresas apresentarem seus produtos e do Comitê Gestor, coordenado pela Secretaria de Integração e Desenvolvimento Econômico (Side), explicar aos empresários como funciona o projeto e quais são os próximos passos.

A maioria das empresas (18) já fez seu cadastro para participar do 1ª Exportação. As inscrições do processo seletivo do projeto estão abertas até o dia 30 de setembro pelo site www.primeiraexportacao.desenvolvimento.gov.br. As inscrições também podem ser feitas na Side, pelo telefone 3431-3231, e no Programa de Internacionalização de Empresas da Região de Joinville (Pier), pelo telefone 2101-4107. O Pier é um programa da Universidade da Região de Joinville (Univille) que funciona na Ajorpeme.

Participaram desta primeira reunião empresários das áreas de software, vestuário, bebidas, couro, móveis, artesanato, perfumaria/cosméticos, madeireira, metal-mecânica e plástico. A próxima reunião será no dia 14 de setembro, às 14h30, na Univille, com a coordenadora nacional do 1ª Exportação, Cândida Maria Cervieri, que estará na cidade para falar mais sobre o projeto.

Nesta semana, 40 acadêmicos de Comércio Exterior da Univille e de Negócios Internacionais da Faculdade Cenecista de Joinville (FCJ) estão participando de uma capacitação de agentes de comércio exterior, ministrado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). A capacitação segue até sexta-feira, na Univille.


Para o secretário de Integração e Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Thomazi, a participação de empresários nesta primeira reunião superou as expectativas. "Demonstra o espírito empreendedor do joinvilense e que o projeto foi bem montado. Os empresários se interessaram porque viram que o 1ª Exportação vai realmente ajudá-los", disse.

Para as representantes da Univille no Comitê Gestor, Jurema Tomelin e Magali Xavier de Sousa, a reunião mostrou a diversidade de empresas interessadas em exportar. "E elas trouxeram produtos com grande potencial de exportação", disseram.

O Projeto 1ª Exportação está inserido nas ações do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. No âmbito do município, as ações são coordenadas pela Secretaria de Integração e Desenvolvimento Econômico (SIDE). O gerente desta secretaria, Raulino Schmitz, é o
coordenador do Comitê Gestor.

Joinville é pioneira neste projeto em Santa Catarina. As empresas selecionadas irão receber treinamento com um agente de comércio exterior, que prestará assessoria gratuita dentro da empresa, por 10 meses. O assessor irá acompanhar o desenvolvimento de todas as fases do projeto, desde a internacionalização da empresa, até a negociação e efetivação da exportação.


AI/Redação24Horas

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios