Notícias Gerais

Mestrados e doutorados em Ciências Agrárias na Udesc Lages

Lages – A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) está com inscrições abertas até o dia 14 de junho para quatro cursos de pós-graduação stricto sensu: os mestrados e doutorados em Ciência do Solo e Produção Vegetal. Os cursos são oferecidos por meio do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), localizado em Lages e são gratuitos.

Para se inscrever em um dos cursos de Produção Vegetal o candidato deve escolher uma das linhas de pesquisa e escrever a proposta do trabalho. As áreas são: proteção de plantas e agroecologia; biologia e tecnologia pós-colheita; fisiologia e manejo de plantas; e melhoramento e recursos genéticos. Além da proposta cada candidato deve providenciar os documentos exigidos no item 1.7 do edital de Produção Vegetal.

Já os cursos de Ciência do Solo possuem três linhas de pesquisa, das quais uma o inscrito também deverá apresentar a proposta do trabalho de pesquisa. As linhas são: caracterização, conservação e uso de recursos naturais; dinâmica de elementos químicos e nutrição de plantas; e produtividade de sistemas agrícolas e florestais. Além disso, há uma série de documentos que devem ser apresentados para a inscrição e que estão disponíveis também no item 1.7 do edital de Ciência do Solo.

Os cursos são únicos em Santa Catarina e públicos. De acordo com o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias do CAV, David José Miquelluti, o programa dos cursos é estruturado visando potencializar a produção de novos conhecimentos e a formação de recursos humanos. “Os programas de Pós-Graduação em Ciências Agrárias da Udesc têm por objetivos promover a geração de conhecimentos e a capacitação de profissionais para a Pesquisa, o Ensino e a Extensão, bem como, para suporte técnico aos setores produtivos ligados à agricultura”, afirma o coordenador.


Inscrições

Para participar o processo de seleção, o candidato deve ser da área das ciências agrárias ou áreas afins e correlatas. Para os doutorados, além do diploma de graduação, é necessário o diploma de mestrado. Cada candidato pode se inscrever em apenas um curso.

As inscrições, para os dois mestrados e os dois doutorados, podem ser feitas diretamente na Secretaria de Pós-graduação do CAV ou via Correios (Sedex), postado até a data limite de 14 de junho de 2013. O endereço de entrega é Avenida Luís de Camões, 2090, bairro Conta Dinheiro, Lages (SC) e o CEP é 88.520-000.

Vagas


Segundo a coordenação dos cursos, o número de vagas dependerá da disponibilidade dos orientadores e da demanda por bolsas, e será definido pelo colegiado do Programa de Pós-graduação em Ciências Agrárias da Udesc, após a análise das inscrições.

Seleção

O período de seleção para os quatro cursos será o mesmo: de 17 a 28 de junho. A seleção para os cursos de Produção Vegetal e Ciência do Solo são feitas por processos diferentes. Para o mestrado e doutorado em Produção Vegetal, será feita através da análise do perfil do candidato, que inclui a pontuação obtida no currículo, no desempenho escolar e nas cartas de apresentação. “Além disso, também se observa a compatibilidade entre a formação do candidato, o tema que pretende desenvolver no mestrado ou doutorado e a área do orientador pretendido, bem como a disponibilidade do mesmo”, acrescenta a coordenadora dos cursos de Produção Vegetal, professora Aike Anelise Kretzschmar.

Já a seleção para os cursos de mestrado e doutorado em Ciência do Solo, além dos requisitos da análise do perfil do candidato, incluindo a pontuação obtida no currículo, no desempenho escolar e nas cartas de apresentação, também há a aplicação de uma prova escrita e eliminatória


Para mais informações: (49) 2101-9169 e (49) 2101-9241

ai/UNO

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios