Notícias Gerais

Mais de 70 mil aulas virtuais foram acessadas na rede estadual

Florianópolis – Em um trimestre de funcionamento, o programa “Aula Virtual” teve 73,6 mil aulas on-line acessadas por alunos e professores das escolas da rede pública estadual catarinense. Os dados são da Diretoria de Organização e Controle (Dioc) da Secretaria de Estado da Educação, que fez o balanço referente aos meses de outubro, novembro e dezembro de 2009.

A análise dos dados mostrou também que, durante as férias escolares, cerca de 110 aulas foram assistidas por dia por meio da internet, totalizando 3,5 mil aulas acessadas no mês de janeiro. “Isso comprova o interesse e a dedicação dos nossos alunos, que estão estudando mesmo nas férias. Mostra ainda que a iniciativa do governo do Estado em oferecer mais esta alternativa para auxiliar na formação dos estudantes de Santa Catarina foi acertada”, comemora o secretário de Estado da Educação, Paulo Bauer. “A nova ferramenta tem despertado interesse dos estudantes e professores e a expectativa é que em 2010 os acessos aumentem ainda mais graças ao grande investimento feito na informatização das escolas”, destaca o diretor de Organização e Controle da Secretaria, Fábio Alexandrini.

De acordo com o relatório da Dioc, no mês de outubro, estudantes e professores assistiram a 22,9 mil aulas virtuais. O número pulou para 39,5 mil em novembro, e sofreu uma queda em dezembro, fechando o mês com 12 mil aulas assistidas. A diminuição de acessos no último mês do ano é normal, assegura o secretário Paulo Bauer, “devido às provas de recuperação e a reta final para o vestibular”. O levantamento também mostrou que as aulas mais acessadas pelos estudantes foram as de redação e simple Past, enquanto os educadores realizaram mais pesquisas sobre progressões aritméticas e como tecer um texto. A unidade escolar que mais vezes utilizou o recurso on-line foi a EEB João Colodel, do município de Turvo.

A “Aula Virtual” é um recurso que possibilita a alunos e professores da rede pública estadual acesso a um conteúdo on-line de qualidade. “São aulas preparadas e gravadas pelos professores do Pré-Vestibular Energia, grupo de ensino privado que venceu a licitação criada pela Secretaria. São as mesmas aulas oferecidas aos alunos que podem pagar pelo cursinho e que agora estão disponíveis gratuitamente para nossos estudantes”, explica Bauer.


Para acessar a ferramenta de ensino, os estudantes e profissionais da Educação precisam apenas de um computador ligado à internet. Basta acessar o site da “Aula Virtual” (www.sed.sc.gov.br/aulavirtual), inserir a matrícula e assistir as aulas de biologia, física, gramática, inglês, química, espanhol, geografia, história, matemática e redação. O secretário lembra que os alunos podem utilizar o recurso para estudar para provas como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), cujos resultados são levados em conta na seleção para as universidades públicas federais.

ai/24horas

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios