Araranguá – Mais de 40 mil pessoas passaram pela 11ª edição do Rodeio Internacional do Caverá durante os quatro dias do evento. A estimativa é da comissão organizadora que comemora o público recorde. Tiro de laço, gineteada, shows, bailes, gastronomia e atrações culturais marcaram o grande evento, já considerado o maior do gênero em Santa Catarina.
Delegações de todo país começaram a chegar já na quinta-feira, transformando o Caverá em uma verdadeira cidade de lona. Durante todo dia centenas de estudantes das escolas da rede municipal de ensino visitaram o Parque de Rodeios do Caverá e aplaudiram as atrações do evento.
A trupe de artistas Babalú fez o maior sucesso com a garotada. A apresentação dos palhaços divertiu o público e arrancou muitas gargalhadas. Vindo diretamente de São Paulo para o Rodeio do Caverá, o grupo se apresenta nos mais importantes eventos do gênero no País. O cavalo adestrado Huck da raça Pecheron também agradou a garotada. Em apresentações que duravam trinta minutos, o cavalo mostrou sua inteligência e interagiu com o público.
O Coordenador Geral do evento, Eraldo de Souza Vieira, entrou troféus de homenagem.
Durante o rodeio hoje houve apresentação de cavalos crioulos e as tradicionais provas de tiro de laço. Mas nem só de tradicionalismo viveu o evento, que também foi dedicado a fechar negócios. A Exposul esteve repleta de visitantes e os expositores comemoram o bom volume de vendas. A praça de alimentação e o restaurante Caverá ofereceram o que existe de melhor na gastronomia e culinária gaúcha.
Entre as inúmeras autoridades que já passaram pelo 11º Rodeio Internacional e 1ª Exposul, o Prefeito Municipal de Araranguá Sandro Roberto Maciel foi um dos visitantes ilustres. O chefe do executivo almoçou com a coordenação do evento e visitou os expositores. Sandro elogiou a organização e salientou a importância da iniciativa. “O turismo em Araranguá tem tido merecido desenvolvimento e o Caverá é uma empresa que acredita e investe pesado para ajudar neste trabalho. É de empresas sérias e comprometidas como esta que precisamos para crescer ainda mais,” explicou.
Emoção marca a abertura do Rodeio
Com público recorde e a presença de inúmeras autoridades, tradicionalistas e imprensa, a 11ª edição do Rodeio Internacional do Caverá foi marcada pela emoção. Uma homenagem ao patriarca da família Caverá, João Inácio Vieira, Jango, (in memorian), arrancou lágrimas de quem assistiu o grandioso espetáculo apresentado na cancha de laço e também no palco principal. O Coordenador do Evento, Eraldo de Souza Vieira desfilou montado em um cavalo e trazendo ao lado outro apenas encilhado com um pala branco, ao som da memorável música de Noel Guarani, “potro sem dono”.
O espetáculo teve ainda desfile dos cavalarianos que conduziram as bandeiras dos países e estados participantes do evento. Guto Vieira, Patrão do CTG Crioulos do Caverá liderou uma tropa de cavalarianos que conduziram bandeiras brancos representando o desejo da comissão organizadora por novos “tempos de paz”.
No palco quem encantou o público foram os grupos de dança. Nova Veneza mostrou todos os encantos da cultura italiana através de um belíssimo espetáculo apresentado pelo Grupo Folclórico Italo Brasileiro. A cultura alemã também esteve em evidência representado pelo Grupo Folclórico Imerfroh de Forquilhinha.
Os deputados José Milton Scheffer e Manoel Mota prestigiaram a solenidade e discursaram na defesa de mais atenção do poder público em relação aos eventos tradicionalistas do estado que não estão recebendo apoio do poder público estadual e federal.