Notícias Regionais

Macarajá tem teste rápido de HIV, hepatite e sífilis na rede municipal de saúde

Maracajá – Diante da necessidade de ampliar o acesso e a melhoria de qualidade de vida da população do município de Maracajá, o Departamento de Saúde passa a oferece o teste rápido de detecção do HIV, sífilis e hepatites A, B e C. Os agendamentos podem ser feitos na recepção do Cemasas e os testes são realizados às sextas-feiras pela manhã.

Para a enfermeira Fulvia Silva, o objetivo é possibilitar o início imediato do tratamento dos pacientes com resultados positivos confirmados, para interromper a cadeia de transmissão da doença e permitir quais cuidados e o tratamento das doenças sejam desencadeados já no primeiro dia de diagnóstico. “O teste rápido é feito por meio da coleta duas gotas de sangue do paciente com kit individual específico, semelhante aos testes de gravidez de farmácia”, explica a enfermeira.

O resultado sai em aproximadamente quinze minutos e os pacientes com diagnóstico positivo serão encaminhados para exames laboratoriais complementares e tratamento acompanhado por profissionais de saúde.

O diretor de Saúde Vilmar Leandro ressalta que a testagem sorológica anti HIV, sífilis e hepatites A, B e C  é voluntária e todo o trabalho será individualizado, com sigilo e confidencialidade garantidos.

Itaionara Recco
ai/UNO

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo