Joinville – Desde o início deste ano, Joinville está utilizando a rede de monitoramento hidrometeorológico. Com ela, é possível monitorar quantidade de chuva, vazão de rios,radiação solar, direção e intensidade do vento, umidade relativa e realizar o monitoramento da temperatura. Esses dados são enviados para a Defesa Civil que toma as decisões necessárias.
Hoje, em Joinville, são nove novas estações instaladas: três meteorológicas, três hidrológicas e três hidrometeorológicas. Elas estão instaladas em áreas das bacias hidrográficas do Cubatão, Piraí e Cachoeira.
Com essa rede, Joinville é hoje o município catarinense com mais informações hidrometeorológicas. “É um ganho para a cidade. Hoje, é o município com maior densidade de informações em Santa Catarina. Os dados que estão sendo produzidos são muito importantes. Antes nós não tínhamos noção da chuva em todo o município porque eram apenas duas estações, a informação não era completa”, explicou o especialista em gestão de
impactos ambientais da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Fundema), Geampaolo Marchesini.
A implantação e operação da rede são ações previstas no Projeto Viva Cidade (Projeto de Revitalização Ambiental e Qualificação Urbana em Áreas das Bacias Elementares dos Rios Cachoeira, Cubatão e Piraí), que está sendo realizado pela Prefeitura em parceria com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Outras duas estações ainda serão instaladas.
“A intenção com essas estações é criar um sistema para avaliar e monitorar os fenômenos climáticos no município de Joinville”, disse o supervisor ambiental do Viva Cidade, o engenheiro agrônomo Dieter Klostermann.
Hoje, os engenheiros da Fundema e da Seplan (Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão) estão coletando os dados diariamente nos locais. Mas, essas estações serão automáticas com envio de dados via rádio (telemetria), o que permitirá obter as informações climatológicas “on line”.