Notícias Gerais

Itajaí será parada de evento mundial de vela Volvo Ocean Race

Itajaí – O vice-governador Leonel Pavan participou na manhã desta terça-feira (23), no Restaurante Castelo Montemar, em Itajaí, do anúncio da seleção do município como porto de parada da mais tradicional regata de volta ao mundo, a Volvo Ocean Race. O Governo do Estado, juntamento com a Prefeitura, Federação dos Conventions e Visitors Bureau e Porto de Itajaí, viabilizam o evento e Itajaí passa a fazer parte do mapa da competição.

De acordo com o vice-governador Leonel Pavan, a escolha, dentre 80 candidaturas, pelo Estado de Santa Catarina e em especial, a cidade de Itajaí, “além de premiar os esforços de nosso governo em parceria com a iniciativa privada, reforça o potencial de Santa Catarina no setor turístico e náutico”, disse. Pavan também reforçou em discurso que o evento consolida a trajetória do turismo catarinense, que já vem se tornando uma vitrine mundial para visitas e novos investimentos no setor.

O prefeito de Itajaí Jandir Belini, destacou a vocação do município para a navegação e ainda lembrou que os investimentos para receber a regata já estão no plano de obras da Prefeitura e a cidade estará pronta para
receber os veleiros, que segundo organização do evento, têm chegada prevista para março de 2012.

O município, segundo o superintendente do Porto de Itajaí Antonio Ayres, vai viabilizar as seguintes obras: dragagem do canal do rio Itajaí-Açú, ampliação do pier de atracação de navios de cruzeiro, obras no Porto de Itajaí, finalização do Centro de Eventos Municipal, dentre outras.

Unica parada na América do Sul, Itajaí receber 12 navios veleiros e toda a estrutura montada para o evento. A cidade será o local de descanso dos velejadores e também de reparos dos barcos, depois de ultrapassarem o Cabo Horn, que segundo a organização, é um dos lugares que mais vai exigir dos velejadores por ser considerado mais inóspito do planeta.

O Evento

A Volvo Ocean Race, que iniciou em 1973, terá largada no outuno de 2011 na cidade de Alicante, na Espanha e termina em Gatway, na irlanda, no verão de 2012.

Além da parada de Itajaí, anunciada nesta terça-feira (23), os organizadores já definiram as outas paradas: Cidade do Cabo, na África do Sul; Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos; Lisboa, em Portugal e Lorient, na França. A última equipe campeã, na edição 2008/2009 foi a Ericsson 4, comandada pelo brasileiro Torben Grael, que também vai participar desta edição.

Estavam presentes no evento o Secretário de Assuntos Estratégicos Alexandre Fernandes, o secretário de desenvolvimento regional Gilberto Gadotti, o superintendente do Porto de Itajaí Antonio Ayres, o presidente da Volvo Ocean Race Knut Frostad, o ex- velejador Lars Grael e o atual campeão da Volvo Ocean Race Torben Grael.

ai/UNO

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo