Notícias Gerais

Itaipu Rural Show em Pinhalzinho

Pinhalzinho – Nos quatro dias do evento, realizado em Pinhalzinho, mais de 50 mil pessoas visitaram a feira que contou com 300 expositores, numa área de 20,5 hectares que faz parte do Centro de Treinamento e Difusão de Tecnologias Cooperitaipu. A Itaipu Rural Show foi realizada de 28 a 31 de janeiro, com o tema “Inovação que gera Resultados”.

O objetivo principal foi o de apresentar a evolução das novas tecnologias e as mais diversas formas de praticar a agricultura para os pequenos e médios agricultores, técnicos e dirigentes.

A Unidade Didática Permanente em sistema de parceria Epagri – Cooper Itaipu, contando com o apoio de Secretaria Municipal da Agricultura é utilizada como estande durante a feira e posteriormente serve como unidade de treinamentos e reuniões técnicas, numa área de 1.800 m², na qual serão desenvolvidas diversas atividades agropecuárias, com destaque para a fruticultura com foco na sustentabilidade da agricultura familiar.

No local, há um pomar com várias espécies frutíferas e diversas variedades dentro de cada espécie. Também foi implantado um modelo de jardim, servindo de incentivo para as demais famílias realizarem o mesmo em suas propriedades.

Foram apresentadas tecnologias alternativas voltadas à prática da agroecologia:

– Cultivo de trigo mourisco em parreiral de uva como forma de controle de abelhas no período de maturação da uva.

– frascos caça mosca de frutas.

– aplicação de sulfato de cobre como protetor das doenças.

– calda de figo da índia como adesivo natural para caldas.

– Maquetes de fonte protegida modelo caxambu, filtro lento de areia e brita.

– Coleção com 18 espécies de plantas de cobertura do solo e adubação verde de verão.

– 6 variedades de batata doce e 3 variedades de mandioca.

Ainda foram efetuadas oficinas sobre enxertia e poda verde, além da distribuição de mudas e ramas e batata doce e sementes de plantas de cobertura.

ai/UNOPress

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo