Notícias Gerais

Inscrições no Fies devem começar nos próximos dias

Brasília – O ministro da Educação, Fernando Haddad, informou hoje (15) que nos próximos dias estará aberto o período de inscrições para o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). O programa permite que os universitários financiem os estudos em curso superior de instituições particulares. “O sistema estará disponível em uma ou duas semanas”, disse Haddad.

A partir deste ano, a gestão do programa, que era feita pela Caixa Econômica Federal, passa a ser de responsabilidade do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A demora na transferência do banco de dados da Caixa para o fundo atrasou o início das inscrições.

“Nos estamos consolidando o banco de dados. O problema do Fies é que desde 1999 ele é oferecido depois do início do ano letivo. Nós queremos mudar essa regra. Com todos os dados, é possível oferecer o financiamento ao aluno antes mesmo da matrícula. Ou seja, se ele passou no vestibular e garantiu sua vaga, pode ter acesso ao financiamento”, explicou.

Em entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom, Dia, Ministro, Haddad lembrou as mudanças recentes do Fies como a redução da taxa de juros para 3,4% ao ano – menor do que a inflação prevista – e o aumento do tempo de carência para o pagamento da dívida. Outra novidade é que agora, além da Caixa, o Banco do Brasil também será agente financeiro do programa.


Amanda Cieglinski/ABr

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios