Notícias Regionais

Inicia a capacitação de equipes previstas pelo plano de Contingência em Blumenau

Blumenau – A Defesa Civil Municipal inicia nesta segunda-feira, dia 13, a primeira capacitação de voluntários coordenadores de abrigos, previstos pelo Plano de Contingência do município. O treinamento ocorre às 19h, com a equipe coordenadora do abrigo Igreja Santo Antônio, no bairro Garcia. “O objetivo é ensinar os participantes a como fazer a gestão do local em época de calamidade”, explica o instrutor e técnico em Defesa Civil José Corrêa de Negredo.

Entenda o Plano de Contingência

O Plano de Contingência para Inundação/Escorregamento de Blumenau é um documento de caráter preventivo no qual estão estabelecidos todos os locais da cidade que servirão de abrigo em caso de desastres naturais. No plano, também estão especificados procedimentos de emergências para autoridades e órgãos competentes, nível de inundação das ruas, áreas de abrangência dos abrigos e nome dos responsáveis pela coordenação de cada local. “Todo abrigo, tem uma equipe de pelo menos 14 voluntários, previamente designados e treinados para cuidar de diversas atividades lá dentro, tais como alimentação, transporte, limpeza e gestão de pessoal”, acrescenta Negredo.

Revisão do Plano

Após a calamidade que atingiu Blumenau em novembro de 2008, o Plano de Contingência foi revisto e atualizado por profissionais de Defesa Civil da Prefeitura, de acordo com novos riscos presentes no município – os deslizamentos. No novo plano, o número de abrigos foi duplicado, totalizando 65 unidades distribuídas em sete regiões estratégicas do município. O número de voluntários contatados para trabalhar em época de calamidade também aumentou, totalizando 900 pessoas. O Plano de Contingência encontra-se no momento em fase final de atualização e, em breve, estará disponível à população para consulta. Enquanto isso, a Defesa Civil do município prosseguirá com a série de treinamentos de voluntários.

Resumo
O que: Capacitação da equipe coordenadora do abrigo Igreja Santo Antônio

Onde: Rua Amazonas, nº 3705, Garcia

Quando: dia 13 de julho, às 19h

Fonte: Assesoría de Imprensa

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo