domingo, março 26, 2023
  • Política de privacidade
SC24h
  • Home
  • Colunas
    • Artigos
    • Batom Rosé
    • Defesa da Fé
    • Luiz Flávio Gomes
    • Mais que palavras
    • Olhar Panorâmico
    • Opinião
    • Sobe! Desce!
  • Turismo
  • Editorias
    • Comportamento
    • Gastronomia
    • Moda
    • Negócios
    • Notícias Gerais
    • Regionais
    • Vídeos
  • Saúde
  • Zodíaco
    • Artigos
    • O Signo de Áries
    • O Signo de Touro
    • O Signo de Gêmeos
    • O Signo de Câncer
    • O Signo de Leão
    • O Signo de Virgem
    • O Signo de Libra
    • O Signo de Escorpião
    • O Signo de Sagitário
    • O Signo de Capricórnio
    • O Signo de Aquário
    • O Signo de Peixes
    • Previsão Signo
  • Imóveis
    • Itapema
      • Meia Praia
    • Balneário Camboriú
      • Centro
      • Pioneiros
No Result
View All Result
SC24h
No Result
View All Result

Início » Impostos, quem paga?

Impostos, quem paga?

por UNOPress
maio/2009
in Colunas, Opinião
854
A A
3.5k
VIEWS
CompartilharWhatsapp

É comum vermos pessoas reclamando de serviços públicos e dizendo em alto e bom som : Eu pago meus impostos! E fica a ideia de que somente podem exigir do governo as pessoas que pagam impostos em seu país. Também é comum as pessoas confundirem os destinos dos impostos que pagamos em cada esfera de governo. Pois os impostos são divididos em Federais (Os Impostos administrados pelo poder executivo nacional), Estaduais (administrador pelo governo do estado) e os municipais (administrados pelas prefeituras).

Para que se compreenda as alçadas dos impostos vejamos : É de responsabilidade do Governo Estadual a criação e manutenção da educação do ensino médio. Com os impostos estaduais paga-se os professores e a manutenção das escolas. A Segurança Pública também é mantida com impostos estaduais.

Sobre isso, achei muito engraçado candidatos a vereadores na última campanha municipal prometendo educação, saúde e segurança sendo estas atribuições do governo estadual. E logicamente regidas pelo orçamento estadual e não municipal.

Ao governo municipal competem o ensino fundamental, saúde infantil, transportes urbanos, cuidado da cidade, etc. Na próxima eleição veja os discursos dos candidatos e comprove o total despreparo de muitos. Então para cada imposto que você paga existe um fim específico. Por exemplo, você não pode esperar saúde quando paga o IPTU. O IPTU é um imposto municipal, sendo assim, destinado a conservação da cidade, do ensino fundamental, etc.

Cada governo seja ele federal, estadual ou municipal recolhe seus impostos. E você paga todos os impostos que deve aos governos. Pois, você paga impostos quando pega o ônibus, pois na passagem, já vai incluído o ISS que as empresas pagam a prefeitura. E se você não pegasse o ônibus esse imposto não seria gerado. Daí, você tem contribuição sim, nas praças que a prefeitura não fez e nas escolas do ensino  fundamental, no asfalto, etc. Quem paga ISS direta ou indiretamente. Pode cobrar da sua prefeitura.

Se você algum dia tomou uma coca-cola na vida e pagou-a com seu dinheiro, então pode reclamar da falta de segurança, da saúde e educação no ensino médio. Pois com esta coca-cola você pagou o ICMS que é a maior fonte de receita dos governos estaduais. Paga-se ICMS em tudo que se compra, as mercadorias. Pois até mesmo na caixa de fósforo está embutido o ICMS. Você pode sim, cobrar ações do governo estadual.

Na sua conta de luz também vem embutido o ICMS. Você paga mais impostos do que imagina.

Já o Governo Federal tem como receita o imposto de renda, confins, ipi, etc. Mas, usa o seu FGTS para realizar seus projetos. E com seu INSS que é recolhido mensalmente paga a aposentadoria dos que já são aposentados. Então, se não fosse você o Governo Federal quebraria.

Com gestos simples você ajuda a pagar o sálario do seu prefeito e vereadores, do governador e deputados, da presidência, da câmara e senado.

Portanto, exija, reclame e conquiste!

Mauro Queiroz, Jornalista.

UNOPress

UNOPress

A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

Posts Relacionados

SEO Rank Análise Acesso Tráfego Orgânico Sites
Web Tech

O que é o tráfego orgânico? Como obter?

10/2022
10.3k
SEO para empresas
Web Tech

6 Princípios fundamentais sobre SEO para empresas

08/2022
2.4k
Lula e Coronavirus Dilma
Colunas

Coronavírus e o Brasil pós Lula e Dilma do PT

02/2020
3.5k
Deputados e Senadores tiram COAF de Sergio Moro
Colunas

Deputados e Senadores tiram COAF de Sergio Moro

05/2019
3.5k

Trending News

Moda Tendência Seguir ou Não
Moda

Porque não seguir as Tendências da Moda

abr/2022
8.8k
Qual formato do seu rosto?
Moda

Qual o melhor óculos para o formato do seu rosto?

abr/2022
8.3k
Estresse engorda trabalho
Saúde

Estresse do trabalho engorda revela estudo

abr/2022
3.6k
Amar ou Gostar? Amor ou Química? Paixão
Comportamento

Amar ou Gostar? Amor ou Química?

fev/2022
3.9k
Beber água ajuda emagracer
Saúde

Qual a dieta mais econômica e barata?

mar/2022
3.6k
SC24h

O SC24h é um site de notícias que serve mais de 2 milhões de usuários com o conteúdo que interessa. Informações úteis que melhoram a qualidade vida, saúde e bem estar. O site é mantido pela UNO Marketing de Conteúdo com abrangência Internacional.

Siga-nos nas Redes:

Mais Recentes

Ayahuasca Dimetiltriptamina Droga Perigosa Santo Daime LSD

Ayahuasca – Droga perigosa é a moda da classe média britânica

6 de março de 2023
Arroio do Silva Estragos Chuva Tempestade

Vento e chuva causam estragos em Balneário Arroio do Silva

5 de março de 2023

Criação de Sites Web Design

Balneário Camboriú Barra Velha Benedito Novo Rodeio Bombinhas Blumenau Brusque Florianópolis Gaspar Ilhota Indaial Itajaí Itapema Jaraguá do Sul Joinville Palhoça Penha Piçarras Pomerode Porto Belo Navegantes Rio dos Cedros Rio do Sul São José Tijucas Timbó

Sites Parceiros

DiQueiroz
Catolicismo Romano
Radio Italiana
UNOWebsites
UNOPress

  • Política de privacidade

2008 - 2022 © SC24h Notícias | UNO

No Result
View All Result
  • Home
  • Colunas
    • Artigos
    • Batom Rosé
    • Defesa da Fé
    • Luiz Flávio Gomes
    • Mais que palavras
    • Olhar Panorâmico
    • Opinião
    • Sobe! Desce!
  • Turismo
  • Editorias
    • Comportamento
    • Gastronomia
    • Moda
    • Negócios
    • Notícias Gerais
    • Regionais
    • Vídeos
  • Saúde
  • Zodíaco
    • Artigos
    • O Signo de Áries
    • O Signo de Touro
    • O Signo de Gêmeos
    • O Signo de Câncer
    • O Signo de Leão
    • O Signo de Virgem
    • O Signo de Libra
    • O Signo de Escorpião
    • O Signo de Sagitário
    • O Signo de Capricórnio
    • O Signo de Aquário
    • O Signo de Peixes
    • Previsão Signo
  • Imóveis
    • Itapema
      • Meia Praia
    • Balneário Camboriú
      • Centro
      • Pioneiros

2008 - 2022 © SC24h Notícias | UNO

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In