Notícias Regionais

II Festival Criciumense de Hip Hop com grafitagem

Criciúma – O muro do Colégio Sebastião Toledo dos Santos, o Colegião, mudará de cor a partir desta quinta-feira (11). O espaço atualmente preenchido somente pelo branco ganhará cores e desenhos artísticos produzidos por grafiteiros de diversas cidades do sul do Brasil. Esta atividade compõe a programação do 2° Festival Criciumense de Hip Hop, que ocorre nos dias 13 e 14 de julho.

A arte do grafite surgiu na década de 1970. É uma forma de manifestação artística em espaços públicos. “A nossa ideia é incentivar os jovens a praticar algum tipo de arte e mostrar que a grafitagem é uma forma de expressão e que dá um colorido para a cidade”, comenta um dos organizadores do Festival, Franklin dos Passos.

Nas últimas décadas, as intervenções urbanas como o grafite conquistaram respeito e espaço na sociedade. “Antes era considerado apenas como ato de vandalismo agora há o reconhecimento como arte”, destaca Franklin.

Os grafiteiros que estarão nesta quinta-feira (11), no bairro Comerciário. O grupo reúne profissionais de Porto Alegre, Caxias do Sul e inclusive um criciumense que estava atuando em Portugal. “São artistas já experientes que vão valorizar ainda mais os nossos eventos desta semana”, afirmao organizador.

Principais gírias utilizadas nessa arte;

• Grafiteiro/writter: o artista que pinta.
• Bite: imitar o estilo de outro grafiteiro.
• Crew: é um conjunto de grafiteiros que se reúne para pintar ao mesmo tempo.
• Tag: é a assinatura de grafiteiro.
• Toy: é o grafiteiro iniciante.
• Spot: lugar onde é praticada a arte do grafitismo.

Mais informações:

Franklin dos Passos: 49 9600.0965
Foto: Lucas Sabino
ai/UNO

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo