Notícias Regionais

IFC Videira é a melhor escola pública de SC no ENEM

Videira – Com média geral de 546 pontos o Instituto Federal Catarinense, Câmpus Videira, foi a escola pública com melhor desempenho no estado de Santa Catarina. Os dados correspondem ao Enem 2013 e foram divulgados pelo Instituto Educacional Anísio Teixeira (Inep) nesta segunda-feira (22). O ranking apresenta o desempenho de escolas públicas e particulares em todo o Brasil.

“O resultado é motivo de orgulho não apenas para nós do IFC, mas para a população da cidade que vê o município destacado em Santa Catarina como referência em Educação pública e de qualidade”, enfatiza a diretora geral do IFC em Videira, Rosangela Aguiar Adam.

Infelizmente a receita do sucesso não é simples, mas absolutamente possível. O alto investimento em dinheiro do Governo Federal é uma das explicações, mas não a única. O IFC é uma escola mantida com recursos federais, os professores são concursados e têm alto nível de formação, a maioria têm mestrado e doutorado.  

Além disso, para que a Instituição funcione bem o IFC dispõe de um corpo técnico especializado, com profissionais de diversas áreas, desde intérprete de libras, psicóloga, enfermeira, assistente social e pedagogas. Conta também com profissionais de cargos técnicos em agropecuária, química, eletroeletrônica, informática e cargos da área administrativa e de gestão. Tudo isso aliado ao fato de que os estudantes são selecionados por meio de uma prova anual para ingresso no Ensino Médio colabora para o resultado de sucesso.

O IFC não se restringe à sala de aula. Um diferencial são os projetos de Pesquisa e Extensão. Anualmente mais de 50 projetos são desenvolvidos, integrando conhecimentos e estimulando o desenvolvimento múltiplo dos alunos.

Para completar, os estudantes têm a oportunidade de participar de projetos culturais como o Coletivo Artístico Delfos (teatro, música, arte) e o CTG Herdeiros do Pago, entre outros. “Temos uma Instituição completa. Com investimento, sim, mas também com muito esforço, trabalho e vontade de fazer o melhor para nossos alunos, que respondem a esse estímulo e nos enchem de orgulho, por isso, estão de parabéns”, encerra Rosangela.

Sobre o ranking
O Inep divulgou o desempenho dos alunos por escola considerando o desempenho dos alunos nas provas objetivas (ciências humanas; ciências da natureza; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática) e na redação.

As escolas privadas dominam o ranking nas primeiras posições. Em Santa Catarina a melhor escola é de Joinville (Bom Jesus Ielus) com média de 621,81 seguida pelo Colégio da Lagoa, de Florianópolis, com média de 611,77. Em âmbito nacional o cenário é mo mesmo. O Colégio Objetivo Integrado, de São Paulo, é o primeiro colocado no país com média de 734,03.

IFC Videira ocupa a 78ª posição no estado de Santa Catarina. Ou seja, as primeiras 77 instituições colocadas no Enem 2013 são particulares. Nessa lista inclui-se o Colégio Bom Jesus Aurora de Caçador com média de 598,43, ocupando a sexta posição, o Colégio de Aplicação da Uniarp, em Caçador, com média de 556,5 (58 lugar) e o Centro Educacional Fraiburgo (Cefrai) com média de 549,16 e posição 72 no ranking.

Entre as escolas públicas o primeiro colocado foi o IFC Videira (546,79) seguido pelo Colégio de Aplicação da UFSC, em Florianópolis com média de 545,13, pela Escola Estadual Feliciano Nunes Pires (Florianópolis) com média de 540,50, pelo Instituto Federal de Santa Catarina em São José (média 538,82) e pelo Instituto Federal Catarinense em Camboriú com média de 538,09.

ai/UNO

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo